Cotidiano

Devem haver chuvas fortes no Nordeste começando na terça-feira (19)


Devem haver chuvas fortes no Nordeste começando na terça-feira (19)
(Foto Reprodução da Internet)

Dezanove estados estão em aviso amarelo para fortes chuvas nos próximos dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É prevista chuva em quase toda a região Nordeste do Brasil, a partir de terça-feira (19) até sexta-feira (22). A região com maior expectativa de chuvas intensas é o litoral sul da Bahia.

Há um double alerta laranja em alguns estados do Brasil (Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Ceará e Piauí). Esses estados podem ter pancadas de chuva acima de 50 mm, acompanhadas de raios, ventos fortes e trovões. Algumas áreas do Maranhão, Piauí e Bahia serão mais afetadas.

De acordo com a previsão, a chuva irá começar no sul da Bahia e se espalhar por todo o interior do Nordeste. A maior parte da região será afetada na madrugada desta terça-feira, com chuvas mais intensas.

Até sexta-feira (22), em locais pontuais, a chuva pode superar 100 mm em 24 horas, principalmente no litoral sul baiano.

Segundo o Inmet, uma combinação de fatores como a circulação atmosférica em vários níveis, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, na região sul da Bahia, vai fazer com que ocorram áreas de instabilidade e chuvas fortes, principalmente no sul e centro-sul da Bahia, no centro e sul do Maranhão e no Piauí.


🔥 Recomendado para voçê 🔥