DF: a altíssima temperatura que foi recorde baixa um pouco, mas continuará em torno dos 37ºC - ZéNewsAi

DF: a altíssima temperatura que foi recorde baixa um pouco, mas continuará em torno dos 37ºC

14/11/2023 às 13h12

Por: José News

Imagem PreCarregada

O Distrito Federal registrou um recorde de calor em 2023, com uma temperatura máxima de 37,2ºC. Nesta segunda-feira (13/11), os brasilienses podem esperar outro dia quente e seco. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima nesta terça-feira (14/11) foi de 14°C e a máxima pode chegar novamente a 37°C.

Pode chover em algumas áreas. A umidade relativa do ar vai estar entre 90% e 15%. De acordo com os especialistas, o calor e a baixa umidade vão continuar até sexta-feira (17/11).

O Inmet sugere beber muita água, evitar exercícios físicos e ficar exposto ao sol em horários mais quentes do dia.

As altas temperaturas do Brasil nessa época são normais devido ao verão que está chegando.

O Inmet emitiu um alerta vermelho devido a uma onda de calor.

Leia também:

Segundo o Inmet, a temperatura foi de 37.2°C na segunda-feira, dia 13/11.

“A temperatura nos próximos dias deve se manter na casa dos 36ºC ou 37ºC. Qualquer entrada de umidade pode favorecer a possibilidade de chuva em áreas isoladas. Principalmente no fim do dia”, explica a meteorologista Andrea Ramos.

Até o momento, o dia mais quente do ano no DF foi registrado nessa segunda. No entanto, é possível que haja um novo recorde.

A temperatura  de 37,2ºC, segundo meteorologistas, é a maior da história já registrada no mês de novembro no Distrito Federal, e foi marcada na estação de Águas Emendadas, em Planaltina.

Apesar do calor intenso, o DF neste ano ainda não alcançou a temperatura mais alta já registrada, que foi de 37,8°C em outubro de 2020, de acordo com o Inmet. Naquela época, o Brasil também estava enfrentando altas temperaturas e baixa umidade, o que chamou atenção.

Dia quente

O Inmet emitiu um novo alerta vermelho para 14 estados e o Distrito Federal nesta segunda-feira por causa do aumento do calor intenso, e o alerta vai até sexta-feira (17/11).

De acordo com o Inmet, alertas são enviados apenas quando há previsão de fenômenos meteorológicos muito intensos, com grandes chances de causar danos e acidentes graves, representando riscos à integridade física e à vida humana.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.