Dia de São Pedro: compreenda o motivo da celebração em 29 de junho
Santo é padroeiro dos pescadores e, no Brasil, do Rio Grande do Sul, sendo o primeiro papa e pedra fundamental da Igreja Católica.
A Igreja Católica, presente em diversos países, comemora, neste domingo (29), o dia de São Pedro, considerado pelo catolicismo como seu primeiro papa. A data comemora o traslado de seus restos mortais, juntamente com os de São Paulo, para as catacumbas de São Sebastião, em Roma, no ano de 257.
Simão nasceu no final do século I a.C., na Palestina, e antes de se tornar apóstolo, exercia a profissão de pescador.
Um dos discípulos mais próximos de Jesus e líder de seus seguidores, foi o próprio Pedro, que mudou seu nome para Pedro, para indicar que ele seria a “pedra” sobre a qual ele ergueria sua igreja, segundo a Bíblia.
Leia também:
Exposição em Londres revela detalhes dos figurinos da rainha Elizabeth II
Jeans, xadrez e modelagens amplas: confira a seleção de produções de Gio Ewbank na Tailândia
Vestido de noiva de Aldeíde em “Vale Tudo” é monocromático
Também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela, conforme diz o evangelho de Mateus.
Pedro, após assumir a responsabilidade pela propagação do evangelho por Jesus, tornou-se o principal evangelizador do catolicismo, sendo seguido por todos os papas que o sucederam na Igreja Católica.
São Pedro, próximo a Santo Antônio e São João, um dos três santos celebrados nas festas juninas do Brasil. Principalmente no Nordeste, o santo é venerado pela crença de que lhe compete o controle das chuvas, considerando que foram a Pedro “as chaves dos céus”. No seu dia, comemora-se a colheita, a bonança trazida pelas águas e suplica-se que no ano seguinte não ocorra seca.
A história do santo com os gaúchos remonta ao século XVI. Histoadores modernos afirmam que Martim Afonso de Souza deu à Barra do Rio Grande o nome de Rio de São Pedro – uma vez que assim consta nos registros do cartógrafo português Gaspar Viegas, que realizou o famoso mapa em 1534, com base nos informes dos irmãos Souza (Martim e Pero) –, na qual aquela denominação é pela primeira vez empregada em cartografia quinhentista, conforme relata a historiadora Sônia Purprer em obra de 1985.
Caruaru ou Campina Grande: qual é mais procurado?
Com informações de Fernanda Pinotti e Flávio Ismerim, da CNN
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)