Dia de São Pedro: compreenda o motivo da celebração em 29 de junho
Santo é padroeiro dos pescadores e, no Brasil, do Rio Grande do Sul, sendo o primeiro papa e pedra fundamental da Igreja Católica.

A Igreja Católica, presente em diversos países, comemora, neste domingo (29), o dia de São Pedro, considerado pelo catolicismo como seu primeiro papa. A data comemora o traslado de seus restos mortais, juntamente com os de São Paulo, para as catacumbas de São Sebastião, em Roma, no ano de 257.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Simão nasceu no final do século I a.C., na Palestina, e antes de se tornar apóstolo, exercia a profissão de pescador.
Um dos discípulos mais próximos de Jesus e líder de seus seguidores, foi o próprio Pedro, que mudou seu nome para Pedro, para indicar que ele seria a “pedra” sobre a qual ele ergueria sua igreja, segundo a Bíblia.
LEIA TAMBÉM:
● Exposição em Londres revela detalhes dos figurinos da rainha Elizabeth II
● Jeans, xadrez e modelagens amplas: confira a seleção de produções de Gio Ewbank na Tailândia
● Vestido de noiva de Aldeíde em “Vale Tudo” é monocromático
Também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela, conforme diz o evangelho de Mateus.
Pedro, após assumir a responsabilidade pela propagação do evangelho por Jesus, tornou-se o principal evangelizador do catolicismo, sendo seguido por todos os papas que o sucederam na Igreja Católica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São Pedro, próximo a Santo Antônio e São João, um dos três santos celebrados nas festas juninas do Brasil. Principalmente no Nordeste, o santo é venerado pela crença de que lhe compete o controle das chuvas, considerando que foram a Pedro “as chaves dos céus”. No seu dia, comemora-se a colheita, a bonança trazida pelas águas e suplica-se que no ano seguinte não ocorra seca.
A história do santo com os gaúchos remonta ao século XVI. Histoadores modernos afirmam que Martim Afonso de Souza deu à Barra do Rio Grande o nome de Rio de São Pedro – uma vez que assim consta nos registros do cartógrafo português Gaspar Viegas, que realizou o famoso mapa em 1534, com base nos informes dos irmãos Souza (Martim e Pero) –, na qual aquela denominação é pela primeira vez empregada em cartografia quinhentista, conforme relata a historiadora Sônia Purprer em obra de 1985.
Caruaru ou Campina Grande: qual é mais procurado?
Com informações de Fernanda Pinotti e Flávio Ismerim, da CNN
Fonte por: CNN Brasil