Dino critica ameaças a ministros do STF e cita Gilmar

Magistrado alertou sobre ameaças à Corte em palestra no ID e defendeu ironia para combater o ódio.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, recordou recentemente uma tentativa de invasão ao prédio da Corte em setembro. Durante uma fala no Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) nesta quinta-feira (23), em Brasília, ele relatou um incidente envolvendo a aproximação de um indivíduo à entrada do tribunal, que alegou intenção de atacar ministros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Detalhes do Incidente

De acordo com o relato de Flávio Dino, o homem se aproximou do Supremo, pulou as grades e declarou o objetivo de matar ministros como Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes e Flávio Dino. A segurança do tribunal interveio, prendendo o agressor. O evento gerou uma “confusão”, conforme descrito pelo ministro.

Comentário e Proposta

Após o incidente, Flávio Dino comentou com outros ministros, sugerindo uma medida para lidar com as ameaças. Ele propôs a instalação de uma placa na entrada do Supremo listando os ministros em ordem de antiguidade, exigindo que fossem respeitados os critérios de tempo de serviço.

LEIA TAMBÉM!

Ele brincou que Gilmar Mendes seria o primeiro a ser alvo, seguido por ele, que estaria no tribunal há menos tempo.

Ameaças e Reações

O ministro também mencionou as mensagens de ódio e ameaças que recebeu após se tornar ministro do STF. Ele citou exemplos, incluindo uma mensagem que expressava o desejo de que ele fosse “esquartejado e seus pedaços espalhados pela Esplanada dos Ministérios”.

Flávio Dino ironizou a situação, considerando que a ameaça poderia ser útil devido ao seu tamanho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uso do Humor como Estratégia

Flávio Dino utilizou o humor como uma forma de enfrentar a intolerância e o discurso de ódio. Ele comparou sua abordagem ao “bom humor de São Tomás Moro”, uma oração preferida do Papa Francisco, destacando o papel do humor na desconstrução de atitudes extremistas.

Criação de Cargos no STF

Nesta semana, o Senado aprovou a criação de 40 cargos de técnico judiciário para atuação como policial judicial junto ao STF. Essa medida visa lidar com o aumento de ameaças direcionadas à Corte e seus ministros, refletindo a gravidade da situação.

Sair da versão mobile