Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Diretor de consultoria afirma que a RenovaBio está sendo distorcida no Judiciário

Diretor de consultoria afirma que a RenovaBio está sendo distorcida no Judiciário

O ministro Paulo Costa afirma que houve “afrouxamento” nas punições para distribuidoras em dívida.

Por: Redação ZéNewsAi

07/08/2025 19:20

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O diretor da startup House of Carbon, Paulo Costa, declarou, na quinta-feira (7.ago.2025), que a judicialização de processos da RenovaBio na primeira instância no Poder Judiciário provoca uma “grande distorção” e enfraquece as penalidades para os distribuidores que não atendem às suas obrigações de compensação de emissões de gases de efeito estufa.

Há uma distorção que é grande, dada pelo Judiciário em 1ª instância. A questão é de difícil definição. Você endurece as leis com uma série de instrumentos, e o Judiciário vem e afrouxa.

Ele, que participou da elaboração do RenovaBio no Ministério de Minas e Energia, afirmou que o Judiciário precisa “compreender que o mercado de carbono é um negócio lucrativo e justo”, para que não tome decisões que “interferissem no setor”.

Leia também:

Indonésia, Sri Lanka e Tailândia: Mil Mortos em Enchentes Devastadoras – Urgente Ajuda Necessária

Indonésia, Sri Lanka e Tailândia: Mil Mortos em Enchentes Devastadoras – Urgente Ajuda Necessária

Michelle e Jair Renan visitam Bolsonaro na Superintendência da Polícia Federal

Michelle e Jair Renan visitam Bolsonaro na Superintendência da Polícia Federal

Shopping Best Tatuapé: Queda, Abandono e Mistérios que Assombram São Bernardo

Shopping Best Tatuapé: Queda, Abandono e Mistérios que Assombram São Bernardo

O RenovaBio é uma política nacional de descarbonização do setor de combustíveis, em vigor desde 2020. Define metas de redução de emissões para distribuidores, que devem adquiri-las por meio de créditos de descarbonização – CBIOs.

Costa argumenta que decisões judiciais que diminuem a necessidade de aquisição de créditos possibilitam que distribuidores implementem ações consideradas irregulares.

Ele afirma que certas empresas não atingem as metas do RenovaBio, são multadas por isso, mas recorrem e conseguem diminuir ou postergar as penalidades. Subsequentemente, interrompem suas operações e reiniciam em atividades relacionadas.

Lista suja.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis aplicou multas a 28 distribuidoras de combustíveis com débitos, totalizando R$ 152.187.560,63.

A Lista de Restrições à Comercialização da agência foi divulgada em 21.jul.2025. Algumas empresas obtiveram liminar na Justiça para que seus nomes fossem omitidos. Segue a íntegra (PDF – 221 Kb).

Para ser considerada inadimplente, a distribuidora deve ter faltado ao cumprimento de pelo menos 85% de sua meta de aquisição de Créditos de Descarbonização em cada ano e já ter sofrido sanção administrativa em primeira instância, o que implica a aplicação de multa pela ANP.

A lista restringe a importação e a comercialização de combustíveis por distribuidores que não estejam alcançando as metas de descarbonização no programa RenovaBio.

Reforça normas.

A FPBio (Frente Parlamentar Mista do Biodiesel) apresentou, na terça-feira (5.ago.), o projeto de lei 3.697 de 2025 (PDF – 102 kB), para impedir que distribuidores de combustíveis utilizem decisões judiciais – como liminares – para postergar o cumprimento de suas metas ambientais, sem fornecer qualquer contrapartida.

O projeto, de autoria do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), estabelece que, caso uma empresa deseje recorrer à Justiça para tentar suspender ou adiar essas metas, deverá depositar antecipadamente os CBIOs equivalentes a parte da meta que ela mesma reconhece como devida.

Garantimos que quem se recorre à Justiça não possa simplesmente interromper suas responsabilidades. O depósito mínimo dos CBIOs mantém a integridade do programa e assegura que não haja vantagem competitiva para quem descumpre a lei, declarou o congressista em nota.

Fonte por: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
CBIOscréditos de descarbonizaçãodistribuidorasmercado de carbonoRenovaBio
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil registra queda histórica na natalidade: dados alarmantes do IBGE em 2024!

10/12/2025 10:03 | 1 min de leitura

● Leonardo e Band em Luto: Morte de Assessora-Chave de Leonardo Dias

10/12/2025 9:37 | 1 min de leitura

● Haddad Comenta Aprovação de Lei Severa Contra Devedores Contumazes em 2025

10/12/2025 10:00 | 1 min de leitura

● Shadow AI: Crescimento Preocupante da Inteligência Artificial Paralela no Brasil e no Mundo!

10/12/2025 9:34 | 2 min de leitura

● ABComm Projeta Faturamento de R$ 224,7 Bi no Natal, Impulsionado por E-commerce e IA

10/12/2025 10:04 | 3 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!