Discussão sobre a edificação do Pontilhão de Cidade Nova; compreenda

Na Câmara Municipal de Natal, uma audiência pública realizada na quinta-feira (5) abordou a construção do Pontilhão no bairro Cidade Nova, zona Oeste da capital, e as interdições das vias próximas. O evento foi proposto pelo vereador Preto Aquino (Podemos) para evidenciar os avanços da obra e identificar soluções para […]

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(Imagem de reprodução da internet).

Na Câmara Municipal de Natal, ocorreu uma audiência pública na quinta-feira (5) para debater a construção do Pontilhão no bairro Cidade Nova, zona Oeste da capital potiguar, e as interdições de ruas nas imediações.

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O evento foi proposto pelo vereador Preto Aquino (Podemos) com o propósito de evidenciar os benefícios da obra e encontrar soluções para minimizar as dificuldades da população local, em especial no que diz respeito à mobilidade urbana. Participaram representantes da Prefeitura, das empresas de transportes urbanos e da comunidade.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Nilton Filho, detalhou o andamento da obra. “Houve algumas ocorrências, incluindo a necessidade de construir um lago de captação que não estava previsto no projeto e a substituição dos postes de mídia e alta tensão pela Cosern, o que atrasou os trabalhos e prolongou o prazo de conclusão. Contudo, após solucionar esses problemas, estabelecemos uma dinâmica satisfatória”, afirmou.

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Sobre as interdições, foram realizados estudos para encontrar soluções. Claramente, a solução é de engenharia e exige recursos, mas o prefeito Paulinho Freire compreendeu que era uma prioridade tentar executar essa obra, minimizando os impactos sobre quem precisa se deslocar. Assim, foi fechado um projeto de desvio, que consiste na construção de uma via paralela à Avenida Engenheiro João Hélio, permitindo a execução da obra sem a necessidade de interrupção total do trânsito.

Detalha: pode ser que, de vez em quando, haja necessidade de parar o trânsito, contudo, o transporte público, ambulâncias, carros de lixo e de abastecimento não terão seu tráfego suspenso em nenhum momento, assegurou.

O secretário adjunto de Infraestrutura (Seinfra), Rafael Dias, comunicou que a finalização da construção do Ponto de Cidade Nova deverá ocorrer no final do ano. “Atualmente, estamos definindo um cronograma de seis meses após o parecer da Caixa Econômica sobre a obra do desvio, o que deve acontecer em um mês. Por isso, falamos em sete meses, meados dezembro para entregarmos 100% do que está contratado para a população. Enquanto isso, a obra está sendo financiada com recursos federais e municipais: R$ 15 milhões do Governo Federal e R$ 207 mil do Município.”

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O vereador Preto Aquino considerou satisfatórios os esclarecimentos das autoridades municipais. Destacou-se a preocupação dos moradores em relação ao funcionamento dos serviços essenciais, incluindo transportes, coleta de lixo e ambulâncias. Ressaltou-se que há um fluxo elevado de ônibus diariamente, com impacto no transporte público da cidade.

A intervenção, que funciona como uma espécie de viaduto sobre a linha férrea, conectando os bairros do Planalto e Cidade Nova, otimiza o tráfego sem interrupções na passagem de nível. Beneficiará mais de 70 mil pessoas, aumentando a eficiência do trânsito na região e resolvendo o problema crítico no cruzamento da Rua Primeiro de Maio com a Rua Engenheiro João Hélio. O projeto inclui a construção do viaduto, além de melhorias como drenagem, pavimentação, iluminação, paisagismo e sinalização, tornando a área mais agradável, segura e funcional para moradores e motoristas.

Fonte por: Tribuna do Norte

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