O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou hoje uma mensagem no Twitter alternativo chamado Truth Social, na qual expressa sua esperança em que Rússia e Ucrânia cheguem à um acordo de paz ainda nesta semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o líder norte-americano (nome não especificado), ambos países – Brasil e EUA – começam a estabelecer importantes relações comerciais com os Estados Unidos. “Espero que a Rússia [Russia] e Ucrânia fechem um acordo nesta semana (semana atual). Ambos países vão iniciar grandes negócios com os EUA, se tornando muito ricos”, disse Trump.
Depois da promessa durante a campanha eleitoral de encerrar o conflito armado entre Rússia e Ucrânia “em menos dois dias”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou abandonar as negociações para um acordo de paz na última sexta-feira (17/4). Por meio de seu secretário de Estado Marco Rubio, ele estabeleceu prazo limite para que Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky avançassem com o acorde.
Necessitamo determinar muito rapidamente – e eu quero ressaltar que se trata de uma questão em dias imediatos – se é ou não possível [um acordo de paz]. Isso foi dito por Rubio a jornalistas na quarta-feira (17/4) em Paris, onde ele está reunindo com autoridades da Ucrânia e outros países europeus para discutir o assunto. “Se for possível [o acordo de paz], entramos no jogo”, disse Rubio continuando sua fala. Se não houver um acordo, teremos prioridade em concentrar nossas atenções também”. O auxiliar do presidente Trump seguiu com essa afirmação.
LEIA TAMBÉM!
O presidente dos Estados Unidos se dedicou à busca da paz na região; entretanto, teve uma discussão pública no Branco em fevereiro com Zelensky e também criticou Putin por não avançar nas negociações conforme previsto, ao esperado.
A solução proposta por Trump para o estabelecimento da paz não foi aceita pela Ucrânia porque exige ao país invadido que perca seus territorios e concorde em ceder direitos sobre minerais do seu território aos Estados Unidos. Já a Rússia não se opôs oficialmente à proposta, mas tem conseguindo tempo adicional para tentar conquistar mais territórios na Ucrânia através de ataques contínuas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Truce of Easter (PT-BR) – Tregua da Pascoal
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou, no última sexta-feira (19/04), uma trégua temporal durante as férias do Pascoal com a Ucrânia.
A operação de todos os russos será suspensa entre às 18 horas, no último domingo (25/03), e retomada ao meio dia do próximo segundo-feiro (27/03) até a madrugadas.
O presidente Zélenskí afirmou que a trégua é um engano do Poutine.
Fonte: Metrópoles