DOOM: The Dark Ages recebe atualização com Path Tracing e DLSS Ray Reconstruction em junho no PC

Atualização de junho adiciona Path Tracing e Ray Reconstruction a DOOM: The Dark Ages, aprimorando a qualidade visual no computador.

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(Imagem de reprodução da internet).

Id Software e NVIDIA confirmaram que a tão esperada atualização com Path Tracing para DOOM: The Dark Ages será lançada em junho de 2025 exclusivamente para PC. Além do novo sistema de iluminação avançado, o patch também incluirá suporte ao DLSS Ray Reconstruction.

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A nova atualização representa a primeira aplicação de Path Tracing no id Tech 8, o motor gráfico proprietário da id Software.

A inclusão do Path Tracing amplia esses efeitos com um modelo de iluminação mais abrangente e com maior fidelidade física.

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Diferentemente do ray tracing tradicional, o path tracing simula o comportamento da luz de maneira mais completa, abrangendo reflexos múltiplos, iluminação indireta e uma oclusão de ambiente aprimorada em tempo real.

Para tal, a atualização empregará tecnologias específicas da NVIDIA, como o Spatial Hash Radiance Cache (SHaRC) e o Shader Execution Reordering, que otimizam o custo computacional do efeito.

A tecnologia DLSS Ray Reconstruction aprimora o foco e a estabilidade da imagem.

A nova versão do DLSS incluirá também o Ray Reconstruction. Uma técnica de inteligência artificial treinada para substituir os denoisers tradicionais utilizados na renderização de efeitos ray traced.

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Isso implica reflexos mais nítidos, maior estabilidade da imagem e mais detalhes em regiões complexas, mesmo em resoluções elevadas como 4K.

A tecnologia estará disponível para toda a família RTX, desde a série 20 até as GPUs mais recentes da série 50, embora os maiores ganhos sejam percebidos em placas como RTX 4080, RTX 4090 e modelos superiores.

O desempenho dependerá significativamente da utilização de DLSS.

Apesar dos benefícios visuais, a implementação do Path Tracing impõe uma demanda considerável ao hardware. Mesmo placas como a RTX 5090 não conseguirão rodar o jogo em 4K nativo com desempenho satisfatório, sendo necessário o uso do DLSS 4 com Multi Frame Generation para obter taxas de quadros viáveis.

A NVIDIA afirma que, graças às otimizações do DLSS 4, é possível multiplicar o desempenho em até 4 vezes nas GPUs da série 50. Já nas placas da série 40, o uso do DLSS Frame Generation pode dobrar o desempenho em relação ao modo tradicional.

O Ray Tracing foi crucial para DOOM: The Dark Ages, segundo a id Software.

Adicionalmente ao DLSS, o jogo também disponibiliza o FSR 3.0 da AMD, porém ainda não há previsão de suporte ao FSR 4.0. Mesmo com as recentes atualizações do Adrenalin Control Panel, usuários de placas Radeon não conseguem ativar a nova versão da tecnologia de upscaling.

O patch de Path Tracing e DLSS Ray Reconstruction será disponibilizado exclusivamente para a versão para PC. Nas plataformas de console, o jogo continuará utilizando os efeitos ray traced já presentes na engine, sem suporte ao Path Tracing ou aos modelos de reconstrução baseados em inteligência artificial.

NVIDIA.

Fonte: Adrenaline

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