Federações europeias de jornalistas condenam “crime de guerra” e exigem investigação para identificar responsáveis.
Um drone causou a morte de um fotojornalista francês na região do Donbass, no leste da Ucrânia, conforme divulgado por dois sindicatos de veículos de comunicação. O incidente ocorreu nesta sexta-feira (3). O fotojornalista francês, Antoni Lallican, e o jornalista ucraniano Heorgiy Ivanchenko, que também sofreu ferimentos no mesmo ataque, estavam utilizando coletes à prova de balas com a inscrição “Imprensa”, segundo as federações europeia e internacional de jornalistas.
Tanto a federação europeia de jornalistas quanto a internacional condenaram o ocorrido como “crime de guerra” e solicitaram às autoridades que iniciem uma investigação para identificar os responsáveis. A ocorrência foi destacada como a primeira vez que um jornalista é vítima de um ataque com drone na Ucrânia.
O Sindicato Nacional de Jornalistas da França confirmou a morte de Lallican, que trabalhava para diversos veículos de comunicação franceses e internacionais. O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou que o jornalista foi vítima de um ataque com drones russos.
A brigada em que os repórteres estavam também informou que o ataque foi realizado por um drone FPV russo. Lallican faleceu após um ataque seletivo do drone.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!