Drone russo atinge alvo, matando nove pessoas na Ucrânia, após acordo de cessar-fogo
Um ataque atingiu uma van que transportava civis na região nordeste do país na manhã de sábado (17 de maio).

Um drone russo Lancet atingiu uma van de transporte civil, com destino a Sumy, no nordeste da Ucrânia, e ceifou a vida de 9 pessoas na manhã deste sábado (17.mai.2025). O ataque foi realizado próximo à cidade de Bilopillia, a poucos quilômetros da fronteira com a Rússia. De acordo com o prefeito de Sumy, Artem Kobzar, o ataque feriu outras 7 pessoas, e 4 delas encontram-se em estado grave.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ataque se verificou algumas horas após uma reunião entre delegações da Ucrânia e da Rússia em Istambul, na Turquia, o primeiro encontro presencial entre os dois países em mais de três anos. Na reunião, foi acordada a troca de mil prisioneiros de cada lado, porém sem definição de um cessar-fogo.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky considerou o incidente como um “ataque deliberado contra civis”. Até o momento, o Exército russo não se manifestou sobre o ataque.
LEIA TAMBÉM:
● Trump afirma que a guerra poderia não existir se a Rússia estivesse no G8
● Rússia e Ucrânia buscam acordo para cessar as hostilidades sem a participação de Putin e Zelensky
● Ucrânia e Rússia negociam paz em Istambul sem seus líderes
Acompanhe o momento em que autoridades ucranianas resgatam vítimas.
A Rússia, a Alemanha e a Itália estão em desacordo sobre a Ucrânia. A Rússia, a Alemanha e a Itália estão em desacordo sobre a Ucrânia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Rússia continua a atacar a Ucrânia. A situação é extremamente difícil. Precisamos de mais apoio”, escreveu Volodymyr Zelenskyy em 17 de maio de 2025.
A cidade de Bilopillia contava com cerca de 15 mil habitantes antes do conflito. A área tem sido alvo de bombardeios por meses, com aumento da intensidade nos últimos dias. Habitantes informam que tropas russas realizam lançamentos constantes de bombas aéreas de grande porte sobre o município.
Zelensky afirmou que os russos não poderiam deixar de perceber o tipo de veículo que estavam mirando. O presidente ucraniano reiterou o pedido por “sanções severas” contra a Rússia.
A União Europeia deve aprovar um novo conjunto de sanções na próxima terça-feira (20.mai.2025), embora ainda não haja confirmação se os Estados Unidos seguirão o mesmo caminho.
Fonte: Poder 360