A indústria da moda começou terça-feira (15/4) com mais uma troca entre os cargos criativos. Agora, foi vez da casa francesa Jean Paul Gaultier que anunciou a retomada definitiva de sua linha prêt-à-porter após uma década focando somente em alta costura. O responsável será ninguém menos que o premiado estilista holandês Duran Lantink, sucesso à frente de uma grife homônima audaciosa. Como diretor criativo permanente, ele também comandará a linha de couture.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Saiba mais informações a seguir:
O texto apresenta uma lista de re
Dança de Cadeira (Título)
Na indústria prêt-à-porter (vestuário para varejo), estreia da Duran Lantink será em setembro deste ano, durante a Semana de Moda Feminina Primavera/Verão 2026 na cidade de Paris. Já no segmento alta costura, sua estréia ocorrerá em janeiro do próximo ano referente à mesma temporada, encerrando uma fase onde a marca e os designers convidados criam coleções com um “rodízio”., estréia da Duran Lantink será em setembro deste ano, durante a Semana de Moda Feminina Primavera/Verão 2026 na cidade de Paris. Já no segmento alta costura, sua estreia ocorrerá em janeiro do próximo ano referente à mesma temporada, encerrando uma fase onde a marca e os designers convidados criam coleções com um “rodízio”.)
“Eu percebo nele a energia, o audácia e o espírito brincalhão através do estilo que eu tinha quando começei meu caminho: novo ‘enfant terrible’ na moda. Bem-vindo, Duran”, comemorou o próprio fundador da marca de roupas, que se aposentou das passarelas após quase 50 anos de carreira, com um desfile histórico durante a Semana de Alta Costura do Primavera/Verão 2020 em janeiro de aquel ano.
LEIA TAMBÉM!
A marca pertencente ao grupo Puig se concentrou apenas nas coleções de alta costura desde 2014 e produziu somente linhas-cápsula de prêt-à-porter a partir da saída do controle de Gaultier. Após sua aposentadoria, cada temporada teve um estilista convidado no comando, incluindo nomes como Chitose Abe, Olivier Rousteing, Simone Rocha e Glenn Martens. O mais recente na última edição da Paris Haute Couture Week foi o francês Ludovic de Saint Sernin.
“Agradecido e feliz”
De acordo com o portal Business of Fashion, Lantink irá interromper sua marca própria para se concentrar nos trabalhos da JGP. Porém, retornará quando sentir “pronto e confiante” para assumir vários compromissos sem prejudicar a qualidade. No Instagram de seu próprio rótulo (label), ele comemorou o anúncio do novo cargo com uma foto em que tinha 11 anos, usando a primeira peça da grife francesa que já teve na vida, “totalmente obcecado, sem ideia de um dia liderar essa casa”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Estou grato, orgulhoso e incrivelmente sortudo pela confiança depositada em mim ao cargo de diretor criativo permanente da Jean Paul Gaultier. Obrigado a todos que acreditaram no meu time desde o começo. Seu apoio significou tudo.” “Há uma expressão especial para minha família JGP por me dar esta grande oportunidade. Estou animado e pronto para iniciar este novo capítulo.”
Desfile popularmente conhecido como “Viral”
No início de março, a desfile da coleção Duranimal, do Lantink, abriu com uma modelo caminhando em um torso masculino musculoso imitado por proteses, e fechou no mesmo estilo, com outra protese na forma de seios exagerados intencionais vestindo um homem. Claro que o momento gerou discussões nas redes sociais e produziu momentos virais!
“Cada temporada, tentamos surpreender nos mesmos com como podemos transformar uma peça original em algo que encontrarmos interessante. E faremos o que quisermos porque somos livres”, disse o estilista, de acordo com a citação do portal WWD. As proteses virais simulando o torso humano contribuem para compor a coleção humorística e *camp*.
Ver mais looks do desfile popular na galeria seguinte:
Fonte: Metrópoles