Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Durigan afirmou que o assunto não seria tratado naquele dia

Durigan afirmou que o assunto não seria tratado naquele dia

O tema será abordado até o final de 2025; secretário-executivo da Fazenda afirma que governo irá atacar políticas específicas.

Por: Redação ZéNewsAi

22/05/2025 18:57

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, declarou nesta quinta-feira (22.mai.2025) que a questão da trajetória de pagamento dos precatórios “não é um tema para hoje”. Afirmou que o governo federal pretende atacar “políticas pontuais” das dívidas judiciais, mas que o assunto será tratado até o final de 2025.

Operadores do mercado financeiro expressam preocupação com o aumento das despesas com precatórios, que são dívidas do Poder Executivo originadas de sentenças judiciais irrestritas pela União.

O próximo presidente da República eleito poderá não dispor de recursos adequados em 2027 para custear despesas discricionárias, sem considerar o partido político. A razão reside no fato de que essas despesas retornarão a ser consideradas dentro dos parâmetros das metas do arcabouço fiscal.

Leia também:

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

Uísque Irlandês Renasce: Novas Destilarias e Sabores Exclusivos Conquistam o Paladar!

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

CNH: Regras Flexibilizadas Entram em Vigor com Novas Opções de Estudo

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

INSS Revela Calendário com 10 Datas de Pagamento para Aposentados em 2025

Durigan argumentou que o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá tempo para solucionar a questão. “Não é um tema para hoje. É um problema que nos preocupa há um tempo. Não se resolve de uma forma pontual. Tem que lidar com os riscos judiciais, que implicam em riscos fiscais. A gente tem feito isso”, declarou.

Ele declarou que o time econômico tem trabalhado, em colaboração com a AGU (Advocacia-Geral da União), para estabelecer contato com os tribunais visando reduzir o risco judicial. Durigan assegurou que não há um descontrole das despesas com precatórios, mas que o governo pretende realizar um ajuste na dinâmica dos gastos com as dívidas.

Concluiu-se: “O que se observa no precatório, na condenação que gera a despesa judicial, são algumas políticas pontuais, que apresentam problemas. Essas políticas também precisam de análise específica, devido à energia limitada das equipes de governo”.

O secretário-executivo afirmou que pretende “atacar” políticas específicas dos precatórios. “Acho que a gente vai ter espaço para, ainda este ano, tratar desse tema com mais vagar”, declarou.

Aumento de precatórios em julho.

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, anunciou em abril que o governo pagará R$ 70 bilhões em precatórios em julho. Deste montante, cerca de R$ 40 bilhões não se enquadram na regra da meta fiscal.

Atualmente, uma parcela das despesas não se adequa às normas. O cálculo do que permanece ou não foi determinado em colaboração com o STF (Supremo Tribunal Federal), que possibilitou a exclusão dos precatórios das regras fiscais somente até 2026. Dessa forma, o próximo chefe do Executivo não poderá descontar da meta de resultado primário os gastos com precatórios.

Ceron afirmou, na terça-feira (29/04), que buscou, em 2023, categorizar as despesas com decisões judiciais como despesas financeiras. Nesse caso, os gastos não seriam computados no resultado principal do Tesouro Nacional.

O secretário defendeu, em 2023, a exclusão dos precatórios do resultado primário, afirmando que o problema das sentenças judiciais deveria ser resolvido naquele ano.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
dívidas judiciaispolíticas pontuaisprecatórios
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

São Paulo: Alerta! Tarifas de Ônibus e Transporte Público sobem – Veja como se proteger!

05/01/2026 16:33 | 2 min de leitura

● Stranger Things: Bastidores da Temporada Final Revelados na Nova Série da Netflix!

05/01/2026 12:42 | 1 min de leitura

● TCU Acusa Banco Central: Inspeção Urgente Revela Investigações em BC!

05/01/2026 13:57 | 1 min de leitura

● Redefinindo Sua Carreira em 2026: O Roteiro Consciente para o Sucesso!

05/01/2026 14:03 | 3 min de leitura

● Brasil e China: Nova Guerra Tarifária na Carne com Quotas de 2026!

05/01/2026 16:35 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!