Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Livres
  3. É necessário encerrar a área VIP do crédito

É necessário encerrar a área VIP do crédito

O Banco Central deseja que os incrementos na taxa básica de juros impactem de maneira mais direta os devedores, diminuindo a procura por empréstimos em …

Por: Redação ZéNewsAi

23/07/2025 17:33

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A notícia de que se atingiu a maior taxa básica de juros desde 2006 – 14,75% ao ano – reacende a questão de “Por que os juros no Brasil são tão altos?”. A ata do Copom apresenta algumas respostas. Uma delas é a necessidade de “desentupir os canais” da política monetária. Em termos simples, o Banco Central deseja que os aumentos na taxa básica de juros afetem de maneira mais direta os tomadores de crédito, diminuindo efetivamente a procura por financiamento em períodos de aperto monetário.

Cerca de 40% do crédito no país é direcionado, com benefícios como juros subsidiados e pouca influência da taxa Selic, envolvendo iniciativas como o Plano Safra, o Pronaf, o BNDES, financiamentos imobiliários e programas de crédito para Micro e Pequenas Empresas.

Se um grupo obtém crédito a taxas menores, alguém precisa arcar com essa diferença. E esse alguém são todos que utilizam crédito, inclusive o governo, pois, para controlar a inflação, o Banco Central deve implementar um aperto significativo no crédito disponível para compensar essa parcela substancial do crédito imune à taxa Selic.

Leia também:

Operação Militar EUA na Venezuela: Crise de Soberania e o Futuro Incerto de Maduro!

Operação Militar EUA na Venezuela: Crise de Soberania e o Futuro Incerto de Maduro!

Brasil: Crise de Representatividade, Radicalização e o Medo do Autoritarismo em 2025

Brasil: Crise de Representatividade, Radicalização e o Medo do Autoritarismo em 2025

O plenário do Congresso Nacional discutirá a licença paternidade: quais os próximos passos?

O plenário do Congresso Nacional discutirá a licença paternidade: quais os próximos passos?

A disparidade nas taxas de juros médias entre crédito livre e direcionado é notável: em março deste ano, as taxas anuais médias foram, respectivamente, 44% e 12,9%. Isso representa uma área prioritária de crédito para setores que evitaram o impacto da taxa básica de juros. Basta possuir a identificação adequada.

Observa que a lógica das alíquotas entre os créditos livre e direcionado é semelhante à dos benefícios da reforma tributária. No recém criado IVA, conceder um benefício a um setor implica cobrar mais de outros para garantir a arrecadação. No caso da política monetária, o acesso privilegiado ao crédito leva a que as taxas de juros gerais tenham de ser maiores para controlar a inflação. E de benefício em benefício, chegamos a um IVA total de 29% e a uma taxa de juros de 44% para quem utiliza crédito livre.

Uma das questões reside no fato de que os aumentos na taxa de juros são combatidos há anos, através de políticas de crédito direcionado, justificadas por diversos argumentos sobre seus benefícios sociais e produtivos, o que agrava o problema e impulsiona ainda mais a taxa de juros direcionada.

É verdade que não há bala de prata contra juros altos. Contudo, um dos maiores consensos entre as gestões de Roberto Campos Neto e Gabriel Galipolo no Banco Central é que os juros continuarão elevados enquanto o crédito direcionado for tão amplamente utilizado.

Rafael Richter é economista, pesquisador e líder do Livre.

Esta publicação é uma parceria da Jovem Pan com o Livres. O Livres é uma associação civil sem fins lucrativos que reúne ativistas e acadêmicos liberais comprometidos com políticas públicas pela ampliação da liberdade de escolha.

Fonte por: Jovem Pan

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
crédito direcionadojuros altosSelic
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil em Crise: Aumento Alarmante de Escravidão Infantil e Trabalho Análogo em 2025!

09/01/2026 12:05 | 2 min de leitura

● Eleições 2026: Brasil se prepara com 155 milhões de eleitores e data decisiva!

09/01/2026 12:12 | 1 min de leitura

● Cantareira em Crise: Alerta Máximo na Região Metropolitana de SP em 2026

09/01/2026 12:15 | 2 min de leitura

● INPC Aumenta em 2025: Impacto no Salário Mínimo e Previdência Social!

09/01/2026 13:10 | 1 min de leitura

● Ciclone Extratropical Ameaça Rio Grande do Sul: Alerta de Grande Perigo!

09/01/2026 13:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!