Economia Circular Global Registra Queda para 6,9%, Informa Relatório
Os resultados foram apresentados no Fórum Mundial de Economia Circular.

Na terça-feira (13), a Circle Economy divulgou o relatório anual sobre economia circular. Os dados indicam que a circularidade global atingiu 6,9%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas 6,9% dos materiais no mundo são secundários, que são os resíduos recuperados após o uso.
Dessa fatia de 6,9%, 49,6% correspondem a resíduos de construção e demolição e 44% a resíduos industriais. Uma parcela menor, que representa 6,4%, são resíduos sólidos municipais e lixos especiais.
Leia também:

Xi Jinping afirma que não existem ganhadores em uma guerra comercial, após um período de cessação das tensões

O Brasil possui potencial para atrair investimentos, afirma Eduardo Leite

A íntegra da ata da reunião do Copom determina a taxa Selic em 14,75%
A organização calcula a circularidade global desde 2018, com uma taxa de 9,1% na época. O relatório de 2025 foi divulgado na terça-feira (13), durante o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF).
Matthew Fraser, diretor da Circle Economy, declarou que se trata de uma tendência de declínio que é decepcionante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apenas 11,2% dos resíduos são destinados à reciclagem.
Fraser afirmou que, se todos os materiais pudessesem ser reciclados, o indicador de 6,9% seria de 25%.
O relatório aponta ainda outros dez indicadores. Fraser ressaltou dois: biomassa neutra de carbono e energia de origem fóssil.
Vinvin dados, 21,5% dos materiais representam biomassa neutra em carbono. Este número quantifica a participação de biomassa primária renovável em materiais processados.
Estamos adicionando mais carbono à atmosfera, em vez de removê-lo.
O relatório também indica que 13,3% dos materiais que entram na economia são combustíveis fósseis utilizados para fins energéticos, sendo responsáveis por 20% das emissões de gases do efeito estufa.
Este indicador reflete os vetores de energia provenientes de fontes fósseis, incluindo os derivados de petróleo, carvão e gás natural, que são queimados para a produção de energia.
Esses processos são inerentemente não circulares: à medida que são consumidos, liberam gases de efeito estufa na atmosfera.
Após serem liberadas, essas emissões tornam-se praticamente impossíveis de serem recuperadas ou reutilizadas na velocidade, amplitude e escala exigidas para restringir o aumento da temperatura a 1,5 grau.
Relatório
O Relatório de Lacuna de Circularidade (CGR) de 2025 apresenta os dados mais recentes sobre a circularidade mundial.
Há quase uma década, o CGR tem disponibilizado aos formuladores de políticas, líderes da indústria e defensores as informações essenciais para repensar o uso de recursos em áreas como habitação, mobilidade e nutrição.
O Fórum Mundial de Economia Circular promove a colaboração global para acelerar a transição para uma economia circular, impulsionando a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Os resultados foram apresentados no Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF).
O fórum é uma iniciativa do Fundo Finlandês de Inovação Sitra e é organizado em conjunto com a FIESP, a CNI, a ApexBrasil e o SENAI.
Na sua nona edição, o fórum discorre sobre temas importantes de economia circular para a América Latina e para o mundo. O evento será realizado nesta terça-feira (13) e na quarta-feira (14), no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
O WCEF 2025 reúne os principais especialistas mundiais para discutir a necessidade urgente de um novo modelo econômico e permite que o setor produtivo compartilhe soluções e estratégias empresariais para essa transição fundamental, incentivando a colaboração internacional.
Novas diretrizes para retrovisores: observe as alterações e evite imprevistos.
Fonte: CNN Brasil