Edital de projeto cultural em Viamão lança chamada para artistas de hip hop da Região Metropolitana
Projeto oferece oficinas em escola pública e escolhe atrações para a quarta edição do Hip Hop no Bairro.

A Escola Estadual Isabel de Espanha, situada no bairro Cecilia, em Viamão (RS), será o local de encontro entre educação e cultura urbana nos próximos meses. A instituição irá promover oficinas gratuitas focadas na cultura hip hop e também receberá, em novembro, a quarta edição do evento “Hip Hop no Bairro”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O projeto, realizado pela Associação da Cultura Hip Hop de Viamão (ACH2V), conta com edital aberto para seleção de artistas da Região Metropolitana de Porto Alegre que desejam compor a programação artística do evento. A iniciativa faz parte das atividades de “Hip Hop no Bairro – Cecília” e possui financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com o objetivo de valorizar a cultura hip hop como ferramenta de expressão, formação e fortalecimento comunitário.
Convite para artistas da região
O edital selecionará oito artistas, grupos ou coletivos que atuem nos elementos do hip hop – MCs, DJs, dançarinos de breaking e artistas de graffiti – e que residam em Viamãe ou em outros municípios da Região Metropolitana. Cada apresentação selecionada receberá um valor de R$ 500.
LEIA TAMBÉM:
● A reabertura da Unidade Básica de Saúde Rural Marisa Lourenço da Silva simboliza a batalha por atendimento de saúde no assentamento de Nova Santa Rita (RS)
● Janine Mathias, Yago Oproprio, Dow Raiz e mais de 20 shows confirmados na 22ª Jornada de Agroecologia
● Jô Freitas e a literatura que ressignifica a região periférica
As inscrições já estão abertas e ocorrem exclusivamente online até o dia 17 de agosto. O resultado será divulgado em 1º de setembro. As apresentações dos artistas selecionados estão previstas para o dia 8 de novembro, durante o evento que será realizado no pátio da Escola Isabel de Espanha.
Edital do Hip Hop no Bairro “Cecília”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A realização de oficinas em horário não letivo
Paralelamente ao edital, o projeto também promoverá oficinas práticas com alunos do Ensino Fundamental e Médio da escola estadual. De agosto a outubro, os estudantes participarão de atividades de grafite, breaking e MC, realizadas no período contraturno escolar. As oficinas são gratuitas e os participantes receberão certificado ao final do processo.
As atividades serão disponibilizadas semanalmente, em horários de manhã e tarde. A iniciativa visa conectar os estudantes da escola com a produção cultural local e fortalecer o relacionamento entre a comunidade e a instituição de ensino.
Oficinas Hip Hop Ação
Cultura como prática contínua
O Hip Hop no Bairro “Cecília” incorpora um processo maior de intervenção cultural em áreas periféricas de Viamão. A iniciativa da ACH2V visa fortalecer o hip hop como prática educativa contínua, combinando arte, comunicação e participação da comunidade.
Desde a sua criação, em 2021, a associação atua em escolas, praças e bairros por meio de ações formativas, apresentações culturais, redes de apoio e promoção de políticas culturais de base comunitária. As edições anteriores do evento ocorreram nos bairros São Tomé, Martinica e Itapuã, com a participação de artistas locais e de diversos públicos.
A Associação da Cultura Hip Hop de Viamão desenvolve ações voltadas para a promoção e valorização da cultura hip hop na cidade.
Fundada em 2021, a ACH2V é uma organização da sociedade civil dedicada à difusão da cultura hip hop como ferramenta de articulação social e acesso à arte. Com foco em jovens de áreas periféricas, a entidade desenvolve projetos em escolas, promove eventos culturais e incentiva a formação de artistas e produtores culturais na cidade.
Além da realização do evento “Hip Hop no Bairro”, a associação também atua na defesa de políticas públicas voltadas para a cultura urbana e na construção de espaços coletivos de criação, formação e fruição cultural nos territórios de Viamão.
Fonte por: Brasil de Fato