Edson Fachin é escolhido para liderar o STF, com André Luiz Moraes como seu vice
A escolha do presidente ocorre por meio de formalidade, sendo que a disputa se restringe aos onze ministros, seguindo critérios de antiguidade e revezam…

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) oficializou a nomeação do ministro Edson Fachin para liderar a Corte a partir de setembro, com o término do mandato do ministro Luís Roberto Barroso. O ministro Alexandre de Moraes exercerá a vice-presidência do STF. A eleição se concretizou, visto que a escolha da presidência ocorre entre os onze ministros da Corte em função da sucessão, seguindo um esquema de revezamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A cerimônia de posse de Fachin está agendada para o dia 29 de setembro. “Considero uma sorte do País ter, nessa conjuntura, uma pessoa com a qualidade moral e intelectual de Fachin”, declarou Barroso ao anunciar o resultado da eleição, que ocorreu virtualmente antes da sessão plenária desta quarta-feira (13).
Fachin agradeceu Barroso pelo trabalho, zelo e sensibilidade da sua gestão, que teve início em 2025. “Nós continuaremos buscando fortalecer a colegialidade, a pluralidade, sempre abertos ao diálogo”, afirmou o ministro. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, declarou que o Supremo “continuará em ótimas mãos”.
LEIA TAMBÉM:
● Luciano Zucco manifesta indignação ao observar Bolsonaro com tornozeleira
● Barros e Fux debatem em sessão: ‘Não corresponde à realidade’
● Acompanhe o que ocorrerá a partir de agora no julgamento de Bolsonaro no STF
Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Carol Santos
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE