Edson Fachin é escolhido para liderar o STF, com André Luiz Moraes como seu vice
A escolha do presidente ocorre por meio de formalidade, sendo que a disputa se restringe aos onze ministros, seguindo critérios de antiguidade e revezam…

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) oficializou a nomeação do ministro Edson Fachin para liderar a Corte a partir de setembro, com o término do mandato do ministro Luís Roberto Barroso. O ministro Alexandre de Moraes exercerá a vice-presidência do STF. A eleição se concretizou, visto que a escolha da presidência ocorre entre os onze ministros da Corte em função da sucessão, seguindo um esquema de revezamento.
A cerimônia de posse de Fachin está agendada para o dia 29 de setembro. “Considero uma sorte do País ter, nessa conjuntura, uma pessoa com a qualidade moral e intelectual de Fachin”, declarou Barroso ao anunciar o resultado da eleição, que ocorreu virtualmente antes da sessão plenária desta quarta-feira (13).
Fachin agradeceu Barroso pelo trabalho, zelo e sensibilidade da sua gestão, que teve início em 2025. “Nós continuaremos buscando fortalecer a colegialidade, a pluralidade, sempre abertos ao diálogo”, afirmou o ministro. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, declarou que o Supremo “continuará em ótimas mãos”.
Leia também:

Alexandre Frota perde mandato e encerra disputa política após caso Wyllys

Moro é réu no STF: Primeira Turma mantém acusação por acusações contra Gilmar Mendes

Celso Sabino sob risco de expulsão do União Brasil após manobra política
Com informações do Estadão Conteúdo Publicado por Carol Santos
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)