Eduardo Bolsonaro busca construir sanções europeias contra Alexandre de Moraes

O deputado busca apoio do setor conservador europeu para influenciar o juiz; a agenda também prevê uma possível visita a Carla Zambelli (PL-SP), que se …

06/08/2025 13h52

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
DF - EDUARDO BOLSONARO/EUA/PGR/INQUÉRITO - POLÍTICA - Foto de arquivo de 28/03/2023 do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL- SP) em sessão da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda- feira, 26 de maio de 2025, a abertura de um inquérito para investigar o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro pela atuação nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras. A PGR atribui ao deputado uma campanha de intimidação e perseguição contra integrantes da própria Procuradoria, do Supremo e da Polícia Federal envolvidos em investigações e processos contra bolsonaristas. 28/03/2023 - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) anunciou na terça-feira (5) que buscará articular com políticos europeus a aplicação de sanções internacionais contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O objetivo é obter apoio do campo conservador no continente para pressionar o magistrado. Atualmente residindo nos Estados Unidos com a família, o deputado planeja uma agenda na Europa que inclui uma visita à deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália. Zambelli, condenada a 10 anos de prisão por invadir o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aguarda uma possível extradição para o Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eduardo Bolsonaro declarou que buscará o apoio da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, argumentando que a prisão de sua colega “não condiz com a cultura democrática da Itália”.

O parlamentar também foi convidado por um deputado polonês para um evento no Parlamento Europeu, onde deve prosseguir com suas articulações. Em suas declarações, Eduardo Bolsonaro manifestou preocupação com sua própria segurança, alegando temer uma reação de Alexandre de Moraes. O deputado revelou o receio de ser incluído na lista vermelha da Interpol, assim como ocorreu com Carla Zambelli, caso deixe os Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:

Com informações de Aline Becketty.

Reportagem elaborada com a ajuda de inteligência artificial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.