Eduardo Bolsonaro Defende Diálogo Franco com EUA e Alerta para Crise Institucional

Deputado Eduardo Bolsonaro defende “diálogo franco” com a UE com Trump. Parlamentar expressou otimismo com contato entre Trump e governador do PT (SP). Investigações sobre sanções e crise institucional no Brasil

03/12/2025 16:59

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Deputado do PL Alerta para ‘Diálogo Franco’ com EUA

O deputado federal da legenda PL (SP) surpreendeu ao comentar a ligação telefônica entre o governador do PT (SP) e o presidente dos Estados Unidos. O parlamentar afirmou ter recebido com “otimismo” a informação sobre o contato. “Confiamos na liderança do presidente Trump para negociar com o Brasil um entendimento que proteja os interesses estratégicos dos Estados Unidos no hemisfério e, ao mesmo tempo, reconheça a urgência da restauração das liberdades civis e do Estado de direito para o povo brasileiro”, declarou.

Diálogo e Desafios no Brasil

Eduardo Bolsonaro ressaltou que o diálogo “franco” entre os países “pode abrir caminhos importantes”, mas também enfatizou a necessidade de enfrentar a instabilidade que, segundo ele, persiste no Brasil. “Qualquer avanço real nas relações bilaterais exige enfrentar, com honestidade, a atual crise institucional e reafirmar a liberdade como fundamento essencial entre nações democráticas”, justificou.

Sanções e a Crise Institucional

O deputado também comentou sobre as sanções impostas pelos Estados Unidos, que, na visão dele, são resultado da crise institucional brasileira. “A situação atual, com o Supremo Tribunal Federal sob coação no curso do processo, abolição do Estado democrático de direito, obstrução e organização criminosa, exige atenção”, afirmou.

Leia também:

A situação, segundo ele, é agravada pela atuação do ex-presidente.

Investigação da PGR

A declaração do deputado ocorreu em um contexto de investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre suas ações durante sua permanência nos Estados Unidos. A petição da PGR aponta que as articulações de Eduardo Bolsonaro com a Casa Branca resultaram nas sanções dos EUA contra autoridades brasileiras e na imposição de tarifas a produtos importados do Brasil aos Estados Unidos.

A investigação busca apurar se houve tentativa de pressão e intimidação.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)