Egito busca normalização com Israel e Palestina “no horizonte”
Mediação internacional impulsiona negociações indiretas entre Israel e Hamas, que avançam no Egito.

Normalização das Relações com Israel Depende do Fim da Guerra em Gaza
O ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelaty, afirmou nesta terça-feira que “57 países árabes e muçulmanos” considerariam a normalização das relações com Israel se a guerra na Faixa de Gaza for interrompida e se houver perspectivas de um Estado palestino.
Em entrevista coletiva com o ministro alemão Johann Wadephul no Cairo, Abdelaty descreveu como “decisivas” as negociações indiretas entre os negociadores de Israel e do grupo islâmico Hamas, que ocorrem desde segunda-feira no Egito, para implementar a primeira fase do plano de paz na Faixa de Gaza proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Abdelaty enfatizou que o sucesso dessas negociações depende do envolvimento do presidente Trump, devido à sua capacidade de liderar para alcançar a segurança e a estabilidade na região.
Leia também:

Lula e Trump se encontram na cúpula da Asean em Kuala Lumpur

Trump envia Guarda Nacional a Chicago e ICE intensifica ações contra imigrantes

Trump e Illinois processam governo para impedir envio da Guarda Nacional a Chicago
O chefe da diplomacia egípcia considerou fundamental o fim do conflito e do sofrimento do povo palestino como pré-requisito para a normalização das relações. Ele ressaltou que qualquer avanço em direção a uma solução que inclua o Estado palestino estabeleceria as bases para uma nova fase na região, com a integração total de Israel e a normalização de suas relações com os 57 países árabes e islâmicos.
As negociações, mediadas por Egito, Catar e Turquia, com o apoio dos Estados Unidos, visam a implementação da primeira fase do plano de paz de Trump, que prevê a troca de reféns palestinos por palestinos detidos por Israel.
O ambiente das negociações, segundo fontes egípcias e palestinas, foi descrito como positivo na primeira rodada, realizada em Sharm el-Sheikh, com a participação das equipes de Israel e do Hamas.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)