Egito fecha a saída de Gaza e brasileiros não estão na lista
05/11/2023 às 10h48
O Egito suspendeu, neste domingo (5/11), o processo de evacuação de Gaza após um ataque israelense que atingiu uma ambulância. A informação foi confirmada pelo embaixador brasileiro junto à Autoridade Nacional Palestina, na Cisjordânia, Alessandro Candeas. O Brasil tem 34 pessoas inscritas na lista de saída suspensa.
As saídas para o Egito passam pela passagem de Rafah, a única saída de Gaza que não é controlada por Israel. Do total de pessoas inscritas na lista brasileira, 24 são brasileiras, 7 palestinas em processo de imigração e 3, parentes próximos desses árabes. Até agora, cerca de 2.700 estrangeiros, de um total de 7.500, cruzaram a fronteira.
Número de mortos
O Ministério de Saúde de Gaza, que é controlado pelo grupo Hamas, afirmou ontem que o número de mortos agora é 9.770. No entanto, não é possível verificar essa informação de maneira independente pelas agências de notícias.
De acordo com o órgão, 21 palestinos de uma mesma família morreram em ataques israelenses durante a noite. “As vítimas pertencem à família de Abu Hasira”, afirmou o ministério no Facebook.
Demora
No último sábado (4/11), a Embaixada de Israel no Brasil acusou o Hamas de dificultar a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza e afirmou estar fazendo tudo o que pode para resolver a situação.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
“O Hamas está atrasando a saída de estrangeiros da Faixa de Gaza e os utiliza de maneira desumana para se apresentarem como vítimas (…) O Estado de Israel está fazendo absolutamente tudo que pode e que está ao seu alcance para que todos os estrangeiros deixem a Faixa de Gaza o mais rapidamente possível”, informou a embaixada em nota.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que Israel prometeu que os brasileiros e seus parentes mais próximos serão retirados da Faixa de Gaza até a próxima quarta-feira (8/11).