Elton John critica iniciativas de direitos autorais de inteligência artificial no Reino Unido
O chefe de governo deseja que o país se torne uma potência mundial de inteligência artificial e propôs a facilitação das normas legais.

O cantor Elton John, 78 anos, acusou o governo britânico de “roubo” ao permitir que empresas de tecnologia treinem modelos de inteligência artificial na produção musical e criativa do Reino Unido, sem assegurar compensação adequada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Setores criativos globalmente enfrentam as implicações legais e éticas dos modelos de IA que podem gerar seu próprio conteúdo após serem treinados em dados existentes.
O Reino Unido, que o primeiro-ministro Keir Starmer deseja transformar em uma superpotência da IA, propõe a flexibilização das leis de direitos autorais para que os desenvolvedores de IA possam treinar seus modelos em qualquer material ao qual tenham acesso legal. A proposta demandaria que os autores optassem ativamente por não permitir o uso de suas obras.
LEIA TAMBÉM:
● “O Agente Secreto” é “complemento fascinante de Ainda Estou Aqui”, afirma o site
● “The Last of Us”: web reage ao sexto e penúltimo episódio da segunda temporada
● Herdeira de Roberto Justus celebra aniversário com festa temática de “Peter Pan”
Artistas de grande destaque, como John, Paul McCartney, Andrew Lloyd Webber, Ed Sheeran e outros, solicitaram ao governo uma revisão da proposta, argumentando que ela dificultará ainda mais a vida dos jovens no setor criativo.
“O risco para os jovens artistas é que eles não têm os recursos para continuar verificando ou lutando contra a grande tecnologia”, afirmou John na BBC. “Isso é criminoso e eu me sinto incrivelmente traído.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
John alcançou mais de 300 milhões de vendas de discos ao longo de uma carreira que durou seis décadas. Apoioado pelo Partido Trabalhista de Starmer, ele afirmou que sempre buscou dar suporte a artistas jovens e que persistiria na luta contra as transformações.
O governo afirma estar buscando uma solução que possibilite o desenvolvimento e o sucesso dos setores criativos e das empresas de inteligência artificial.
Startup desenvolve IA para identificar emoções humanas.
Nicolas Cage afirma ter “medo” em relação à inteligência artificial.
Fonte: CNN Brasil