Em avaliação, ministros de Lula consideram que a CPI do INSS não terá sucesso na China

Membros do governo consideram que a principal prioridade dos partidos nas próximas semanas será a votação da isenção do Imposto de Renda.

11/05/2025 12:59

1 min de leitura

Em avaliação, ministros de Lula consideram que a CPI do INSS não terá sucesso na China
(Imagem de reprodução da internet).

Ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com experiência no Congresso Nacional afirmaram ao Poder360 que o requerimento para criar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), composta por deputados e senadores para investigar as fraudes no instituto, não deve ser aprovado nas próximas semanas.

A avaliação é que, mesmo com o número suficiente de assinaturas no Congresso para instaurar a investigação, as lideranças partidárias devem segurar o requerimento e aguardar mais apurações da PF (Polícia Federal) sobre as fraudes no órgão.

Os ministros informam que há um ambiente favorável no Congresso para concluir o ano com resultados positivos na agenda econômica.

Leia também:

Adicionalmente, segundo integrantes da Esplanada dos Ministérios, um ponto relevante é que as atividades da CPMI podem envolver integrantes do Centrão, visto que o desvio de recursos destinados aos idosos se estendeu por pelo menos dois governos.

Apesar da oposição buscar elevar os descontos referentes ao 3º mandato de Lula, o governo insiste em apresentar a gestão Bolsonaro como o ponto de partida dos desvios.

A oposição obteve 241 assinaturas no requerimento de criação da CPMI do INSS na segunda-feira (5.mai). O pedido foi assinado por 32 senadores e 209 deputados. O mínimo para que o pedido seja protocolado é de 27 senadores e 171 deputados.

A deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foram as responsáveis por coletar as assinaturas.

Fernanda não exercia o cargo de deputada no governo anterior e Damares atuou como ministra das Mulheres, Família e Direitos Humanos durante todo o período da gestão Bolsonaro, até iniciar sua candidatura ao Senado.

O Planalto já articula estratégias para minimizar a repercussão do esquema de fraudes no INSS, buscando disfarçar o caso com um fato que possa evitar que se torne um escândalo de corrupção durante a gestão de Bolsonaro.

Fonte: Poder 360

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)