Os assessores de Segurança Nacional dos BRICS se reúnem em Brasília (DF) para debater as novas dinâmicas globais e a atuação do bloco nesse contexto. O encontro será realizado nesta quarta-feira (30/4), no Palácio do Itamaraty.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O assessor de assuntos internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim, declarou que os debates do encontro deverão priorizar a defesa do multilateralismo na abertura do evento.
“Na nova fase do Brics, devemos trabalhar para que a multipolaridade seja embasada no multilateralismo”, disse Amorim ao abrir a sessão. “Não queremos regredir para uma ordem internacional anárquica. Tampouco nos interessa um mundo unipolar, nem desejamos uma nova Guerra Fria. Queremos uma nova ordem multipolar, baseada no direito internacional, no respeito mútuo e na coexistência pacífica.”
LEIA TAMBÉM!
A reunião abordará questões como a guerra na Ucrânia, o conflito na Faixa de Gaza e disputas na África.
Adicionalmente, os assessores de segurança dos BRICS devem abordar questões como o emprego da Inteligência Artificial para fins militares, a geopolítica emergente dos minérios e a cibersegurança.
Após a reunião no Itamaraty, os líderes das delegações dos dez países membros do BRICS devem se encontrar com o presidente Lula.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Metrópoles