Em lojas japonesas, a venda de placas RTX 5080 e 5090 foi proibida para turistas

Comerciantes japoneses buscam evitar que os fornecimentos das placas RTX 5080 e RTX 5090 sejam interrompidos em países vizinhos.

29/04/2025 9h46

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A disponibilidade dos modelos RTX 5080 e RTX 5090, com suas respectivas GPUs, tem sido limitada desde o lançamento pela NVIDIA, principalmente devido ao preço sugerido pela fabricante. Alguns revendedores japoneses estão impedindo a compra desses produtos por parte de consumidores estrangeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lojas em Osaka iniciaram a exibição de avisos informando que não venderão mais componentes de informática para pessoas de outras nacionalidades, pelo menos temporariamente. Os principais compradores estrangeiros têm sido os chineses, que geralmente revendem os produtos com margens de lucro mais elevadas.

Antes de adotar a medida drástica, os comerciantes japoneses já haviam evitado que as RTX 5080 e RTX 5090 fossem vendidas com isenção de impostos. Contudo, isso não contribuiu para reduzir a procura de estrangeiros, que buscaram todos os meios possíveis para adquirir os produtos sem sucumbir a aumentos abusivos de preços.

LEIA TAMBÉM:

A situação da RTX 5080 e RTX 5090 não deve melhorar em breve.

A situação demonstra claramente a incapacidade da NVIDIA de atender à demanda por suas placas gráficas mais recentes. Isso reflete tanto as limitações em sua produção quanto a falta de direcionamento de muitos hardwares para o público geral.

Com o lançamento da RTX 5080 e da RTX 5090, há relatos frequentes de que empresas – muitas delas chinesas – estão direcionando grande parte de suas produções para operações de criptomoedas. Essa não é exatamente uma situação nova, mas tem se tornado mais problemática com a ascensão da inteligência artificial – que também aumentou a demanda por placas de alto desempenho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Previsão é que a situação das duas GPUs não evolua significativamente em breve e os consumidores continuarão enfrentando dificuldades para adquiri-las. Não seria incomum se outras empresas seguissem a tendência das lojas de Osaka, restringindo o acesso a unidades limitadas para compradores internacionais.

Comparativo entre Oblivion original e Oblivion Remastered rodando na RTX 5090 no ultra.

Fonte: Adrenaline

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.