Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Amazonas
  3. Em maio de 2025, o desmatamento na Amazônia aumentou em 92%

Em maio de 2025, o desmatamento na Amazônia aumentou em 92%

O segundo pior resultado da série histórica foi alcançado no mês, com 960 km² de área desmatada, conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Por: Redação ZéNewsAi

06/06/2025 21:11

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O desmatamento na Amazônia cresceu 92% em maio, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira (6). O resultado representa a segunda maior área desmatada da série histórica para o mês, com 960 km², em comparação com 502 km² em maio de 2024.

A CNN, Ana Carolina Crisostomo, especialista em conservação do Fundo Mundial para a Natureza Brasil (WWF-Brasil), declarou que a aprovação do PL 2159/2021 do Licenciamento Ambiental, também chamado popularmente de PL do Desmatamento, é muito grave, pois não leva em consideração a crise climática. “Atualmente, o desmatamento e a agropecuária estão entre as principais causas de efeito estufa no Brasil”, afirma a especialista.

“Isso é extremamente grave, pois estamos falando de um país que tem como meta zerar o desmatamento até 2030. Estamos vivenciando uma nova ‘boiada’, onde temos o parlamento nacional aprovando um PL com potencial degradador que vai totalmente na contramão de seus compromissos firmados nacionalmente e internacionalmente”, completa Ana Carolina.

Leia também:

Festival de Parintins 2025: relato da primeira noite de apresentações

Festival de Parintins 2025: relato da primeira noite de apresentações

Estudantes do Paraná participam de festival em Parintins, onde homenageiam entidades carnais

Estudantes do Paraná participam de festival em Parintins, onde homenageiam entidades carnais

Festival de Parintins: Definição do título entre os blocos Caprichoso e Garantido

Festival de Parintins: Definição do título entre os blocos Caprichoso e Garantido

Dados do sistema Deter, do Inpe, mostram que o resultado ficou abaixo do recorde de 1.390 km², registrado em maio de 2021. Em abril, os alertas já haviam aumentado 55%, o que indica que se trata da segunda alta consecutiva de 2025. Nos últimos dez meses, de agosto a maio deste ano, houve um aumento de 9,7% na área desmatada.

Para o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, a situação é “dramática”. “A perda de floresta em maio de 2025 se deu em maior quantidade em função de incêndios florestais, mudando uma trajetória histórica que até hoje não conhecíamos”, declara.

De acordo com o secretário, mais de cinquenta por cento (51%) do desmatamento ocorreu em áreas de floresta queimada. “O impacto dos incêndios florestais ao longo da história foi relativamente baixo sobre a taxa de desmatamento. No entanto, com o agravamento das mudanças climáticas, e a maior fragilidade da cobertura florestal, inclusive primária, estamos começando a observar uma mudança de cenário” afirmou Capobianco.

A pesquisa do Inpe aponta que os estados mais impactados foram Mato Grosso (627 km²), Pará (145 km²) e Amazonas (142 km²). Mato Grosso destaca-se, com elevação de 237% em relação a Maio de 2024, e por responder por 65% de toda a área desmatada em maio na Amazônia.

O Greenpeace indica que há vários fatores que podem explicar o aumento dos alertas de desmatamento em maio. Segundo a instituição, a combinação de dois anos dos efeitos das mudanças climáticas e um El Niño intenso geraram temperaturas mais altas e duas secas severas na Amazônia.

A instituição afirma que a floresta Amazônica sofreu um impacto significativo pelo fogo, originado por ações humanas e que pode ter tornado as áreas mais suscetíveis ao desmatamento. João Paulo Capobianco declara que, em um planeta mais quente e seco, o emprego do fogo de maneira ilegal se configura como uma estratégia eficaz para a destruição da Amazônia.

Sob a supervisão de Thiago Félix.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
AmazôniaÁrea DesmatadaPL 2159
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Cruzeiro

Cruzeiro fecha com atacante Néiser Villarreal e futuro de Gabigol é tratado!

09/12/2025 11:00 | 1 min de leitura

● Pedro Bial expõe drama com Andrea Bocelli que interrompeu entrevista por tema delicado

09/12/2025 10:46 | 1 min de leitura

● Meteoro Surpreende Moradores do Nordeste: Vídeos e Relatos de Clarão no Céu!

09/12/2025 10:50 | 1 min de leitura

● IA Revoluciona Atendimento e Educação: Tendências e Futuro da Inteligência em 2026

09/12/2025 12:05 | 2 min de leitura

● Mano Menezes anuncia saída do Grêmio após temporada irregular e busca por novos ares!

09/12/2025 12:38 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!