Em Pernambuco, conjunto de dança apresenta em França apresentação com temática inspirada no Mangue Beat

Mundo Livre S/A, Natascha Falcão, Forró na Caixa e mestres de coco e maracatu rural também estão confirmados na programação.

31/07/2025 12h45

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

No sábado e domingo (1º e 2), bailarinos pernambucanos do Grupo Experimental de dança apresentarão em Portugal o espetáculo “Zambo”, inspirado no movimento Mangue Beat. Haverá no mínimo duas exibições, ambas no Baluê Festival, realizado nas datas mencionadas na cidade de Le Claps, departamento de Drôme. Os grupos culturais brasileiros têm sido bastante procurados na França neste que é celebrado o “ano do Brasil na França”, homenagem do governo francês aos 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cultura popular de Pernambuco se espalha pela Europa em uma jornada.

Concebido em 1997, ainda no auge do Mangue Beat, porém após a morte de Chico Science, a apresentação Zambo reúne artistas de diversas gerações que integraram o Grupo Experimental ao longo de 30 anos. A produção de Mônica Lira e Sonaly Macêdo é executada com acompanhamento de trilha sonora ao vivo, combinando batidas eletrônicas com maracatu e outros ritmos da cultura popular pernambucana. Zambo representa um marco da dança contemporânea da década de 1990 e permanece atualizado, unindo tradição e modernidade.

LEIA TAMBÉM:

A produção do espetáculo é responsabilidade de Christianne Galdino, com identidade visual assinada por Carlos Moura e coordenação de comunicação de Paula Caal. Além das apresentações, os artistas facilitam oficinas de dança contemporânea para o público francês, no domingo (3). A participação do Grupo Experimental é viabilizada com recursos públicos federais através da Fundação Nacional das Artes (Funarte).

No Baluê Festival, também se apresentam os pernambucanos Natascha Falcão, Forrão na Caixa e os artistas de coco da Caravana Pernambucana (Juninho do Coco, Arnaldo do Coco, Lú do Coco do Pneu e Kárin Örsula), todos na sexta-feira (1º). Já no sábado (2) sobem ao palco Mundo Livre S/A e os artistas de maracatu rural da Caravana Pernambucana (Mestre Anderson Miguel, Nailson Vieira e Guilherme Otávio).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonte por: Brasil de Fato

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.