Em quatro anos, o Botafogo alcançou a vitória sobre o Paris Saint-Germain, após ter sofrido derrotas na Série B

Fogão sagra título do Campeonato Brasileiro e da Libertadores em campanha de vitórias.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Em 2021, no Estádio dos Aflitos, a decepção poderia assaltar a torcida do Botafogo, após a derrota em partida da Série B, em 20 de junho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação evoluiu. O Flamengo se tornou SAF, obteve bom desempenho em grande parte do Campeonato Brasileiro, conquistou o título na seguinte temporada e alcançou a inédita Libertadores.

Em 19 de junho de 2025, o clube derrotou o PSG na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, com o placar de 1 a 0, interrompendo um período de 12 anos sem títulos de clubes brasileiros sobre equipes europeias.

LEIA TAMBÉM!

Devido à pandemia da COVID-19, o Brasileirão de 2020 se encerrou no início de 2021. Assim, após perder para o Sport por 1 a 0 em fevereiro, o clube do Rio foi rebaixado e, no mesmo ano, disputou a Série B.

O Botafogo ainda sofreu a derrota na final do Campeonato Carioca Taca Rio para o Vasco, com um placar de 1 a 0, uma vitória decidida nos pênaltis e que garantiu o título ao Cruzmaltino.

No dia 20 de junho de 2021, Navarro, Carlos e Guilherme Paiva foram os autores dos três gols do Náutico. Felipe Ferreira marcou o gol de descontração para o Botafogo. Essa derrota foi uma das oito que o time de Marcelo Chamusca sofreu na competição naquele ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação, contudo, evoluiu significativamente. O Botafogo conquistou o título da Série B, com 10 empates e 20 vitórias, e retornou, em 2022, à primeira divisão do futebol brasileiro, no mesmo ano em que John Textor adquiriu o controle da Sociedade Atlético Fluminense do clube.

Com investimentos no futebol e contratação de um elenco de peso, o clube adotou outra estratégia. A ascensão foi notada em 2023, quando o time do treinador português Luís Castro conquistou a Taça Rio e liderou grande parte do Campeonato Brasileiro. Com a saída do treinador, o time perdeu intensidade e foi derrotado pelo Palmeiras.

Em 2023, a torcida do Botafogo celebrou com entusiasmo. Liderado por Artur Jorge, o time conquistou a Copa Libertadores da América, derrotando o Atlético-MG, e também se tornou campeão do Campeonato Brasileiro.

A Glória Eterna da Libertadores foi a razão pela qual o time se comprometeu a participar da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, conquistando, a vitória histórica sobre o PSG por 1 a 0.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile