Em São Bernardo do Campo, Marinho solicita a participação de Lula na próxima data do Dia dos Trabalhadores

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, enviou uma mensagem ao presidente Lula durante discurso em evento da CUT em São Bernardo do Campo.

01/05/2025 20h38

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O ex-prefeito de São Bernardo do Campo e ministro do Trabalho, Luiz Marinho, representou Lula no evento do Dia do Trabalhador organizado pela Central Única dos Trabalhadores, em sua cidade natal. Foi a primeira vez que ele não compareceu aos eventos de 1º de maio em São Paulo durante seu mandato.

Na ocasião, Marinho proferiu um discurso breve, solicitando maior participação dos trabalhadores em manifestações como a de 1º de maio. Contudo, a principal ausência foi a do próprio presidente.

“No próximo ano, é preciso trazer mais pessoas. Todos que vieram hoje devem trazer mais uma pessoa”, declarou. “É preciso trazer o Lula no próximo ano”, afirmou o ministro, antes de solicitar que o público levantasse a mão caso desejasse a presença do petista em 2026. “Esta é a nossa mensagem para o presidente Lula”, disse Marinho após a reação positiva da plateia.

Após concluir seu discurso, o ministro retornou ao microfone para anunciar que trabalhará pela redução da jornada de trabalho e pelo fim da jornada 6×1, as principais pautas políticas do evento.

LEIA TAMBÉM:

Marinho participou de um ato promovido por centrais sindicais na praça Campo de Bagatelle, zona norte de São Paulo. O evento incluiu a presença da ministra Cida Gonçalves, das Mulheres, e Mário Macedo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Macedo também esteve em São Bernardo do Campo, porém não subiu ao palco.

Ausência de Lula

O presidente optou, na semana passada, por não participar dos atos de 1º de maio em São Paulo. De acordo com informações do Planalto, a principal razão foi a ausência de acordo entre todas as centrais sindicais para um ato unificado.

A Força Sindical, UGT, CTB, CSB e Nova Central Sindical de Trabalhadores e Pública organizaram o evento em São Paulo, enquanto a CUT realizou o evento em São Bernardo do Campo. A CUT não apoia a estratégia de oferecer brindes para aumentar a participação no evento.

Em 2023, Lula criticou publicamente o ministro Marcio Macêdo em relação ao evento sem sucesso na Arena Corinthians, classificando-o como “mal convocado”.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.