Embaixador afirma que Lula pode ter aproveitado viagem a Moscou para visitar Kiev
28/04/2025 às 15h02

Andrii Melnyk, embaixador da Ucrânia no Brasil, na segunda-feira (28/4), solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que aproveite a viagem a Moscou para visitar a Ucrânia. O país enfrenta há mais de três anos uma guerra com a Rússia.
Após reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o embaixador declarou que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “aguarda” Lula.
Melnyk afirmou que a principal questão tratada na reunião foi confirmar, por parte do meu governo e do povo ucraniano, o convite do meu presidente Volodymyr Zelensky ao presidente Lula e ao vice-presidente Ackmin para aproveitar esta oportunidade histórica e visitar Kiev o mais breve possível.
O embaixador ainda propôs que o presidente brasileiro pudesse aproveitar a viagem a Moscou, na próxima semana, para se deslocar previamente a Kiev. Lula celebrará o Dia da Vitória, em 9 de maio, marcando os 80 anos da vitória das tropas da União Soviética e demais países aliados contra a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
LEIA TAMBÉM:
● Amazon anuncia lançamento de 27 satélites para competir com a Starlink
● Venezuelanos em situação de asilo solicitam a intervenção de Lula: “A bandeira brasileira é desrespeitada”
● Argentina libera arquivos sobre o nazista Josef Mengele
Segundo Melnyk, a visita de Lula a Kiev poderia proporcionar ao Brasil a chance real de mediar um acordo de paz. O embaixador afirmou que Lula é “bem-vindo” a qualquer momento na Ucrânia.
O governo russo anunciou um cessar-fogo de três dias na Ucrânia, entre os dias 8 e 10 de maio, para celebrar o Dia da Vitória.
Fonte: Metrópoles