Embaixador de Israel na ONU: o mundo deve agradecer aos Estados Unidos pelos ataques contra o Irã
Danny Danon criticou a organização e o secretário-geral, António Guterres.

O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, elogiou os ataques aéreos dos EUA às principais instalações nucleares do Irã no domingo (22), considerando-os uma medida “corajosa” e “necessária” para eliminar o que ele descreveu como a maior ameaça à segurança global.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nas últimas 24 horas, a história mudou”, disse Danon durante um discurso na sede da ONU. “Os Estados Unidos da América atacaram os sites nucleares do Irã em Fordow, Natanz e Isfahan. Foi um ato necessário e uma decisão corajosa para remover a maior ameaça à segurança global.” Ele acrescentou: “O mundo e o Conselho de Segurança devem dizer de forma clara e sem hesitação: obrigado.”
O Danon alertou que, apesar de certos países poderem condenar os EUA ou Israel, esses mesmos países não se manifestaram quando o Irã progredia com seu programa nuclear.
LEIA TAMBÉM:
● Israel matou mais de 80 pessoas em Gaza após ataques, informou o governo
● Lula recebe o presidente do Paraguai em cenário de crise de espionagem
● Lula se reúne com Cristina Kirchner; ex-presidente permanece em regime fechado
Onde estavam quando o Irã corria em direção à bomba? Quando construiu fortalezas subterrâneas para abrigar armas de destruição em massa? Quando usou a diplomacia como disfarce enquanto se preparava para nossa extinção?
Em uma mensagem direta a Teerã, Danon prometeu que Israel se vingaria com força se seus civis fossem alvo. “Quaisquer novos ataques contra nossos civis serão respondidos com força justa e esmagadora”, disse ele. “Ao contrário de suas ações contra nossos civis, nossos ataques continuam a atingir instalações militares e nucleares. Faremos tudo o que for necessário para garantir nosso futuro.”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As declarações de Danon ocorreram no dia seguinte à confirmação do presidente dos EUA, Donald Trump, de que as forças americanas realizaram ataques de precisão nas principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã. Trump afirmou que os ataques “destruíram completamente” os locais e alertou que novas ações militares poderiam ser tomadas, a menos que o Irã optasse pela paz.
Os ataques representam um significativo avanço no conflito regional, visto que os EUA se juntaram oficialmente à contínua campanha de Israel contra o Irã.
Fonte por: CNN Brasil