Embaixadores e representantes do governo brasileiro retornaram ao país a partir de Israel e chegaram à Jordânia
Ainda não há previsão de retorno ao Brasil, visto que a operação aérea no aeroporto internacional de Amã, capital da Jordânia, permanece incerta.

Uma nova delegação de 27 autoridades brasileiras, que se encontrava em Israel, partiu nesta quarta-feira (18) e desembarcou em segurança na Jordânia, conforme informou o Ministério das Relações Exteriores. A passagem foi coordenada pelo governo israelense, que cobriu os custos das passagens aéreas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o Itamaraty, o retorno ao Brasil permanece incerto, considerando a dependência da disponibilidade de voos operando no aeroporto internacional de Amã, capital da Jordânia.
A evacuação das 27 autoridades convidadas por Israel foi financiada pelo governo israelense. Israel cobriu seu transporte terrestre até a Jordânia e suas passagens aéreas de retorno para o Brasil em voos comerciais, além de hospedagem para aqueles que necessitaram de pernoites em Amã até a definição da data de embarque, considerando a oferta de voos em operação no aeroporto internacional da capital jordaniana nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM:
● Líder do PL anuncia intenção de votar a Aniseta antes da interrupção parlamentar
● Ministério Público Federal solicita apuração de preços praticados por distribuidores de combustíveis
● A defesa de Zambelli afirma não estar tentando fugir e garante que ela está à disposição das autoridades
O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União), divulgou um vídeo nesta quarta-feira, declarando que o grupo cruzou a fronteira.
Deixamos Israel e já estamos na Jordânia, em segurança, com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central. Quero expressar minha profunda gratidão ao embaixador do Brasil na Jordânia, Márcio Fagundes do Nascimento, pelo apoio firme e atencioso à nossa comitiva. Agradeço também à Embaixada do Brasil em Israel pelo suporte constante durante toda a missão, no nome do Ministro Conselheiro, Fábio Faria. Da mesma forma, registro minha gratidão ao Governo de Israel e ao embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, pela atenção, acolhimento e cooperação neste momento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma publicação compartilhada por Coronel Marcos Rocha.
Confira a íntegra da nota do Itamaraty
Na quarta-feira, 18 de junho, ocorreu a evacuação, por via terrestre em direção à Jordânia, do segundo grupo de autoridades federais que se encontravam em Israel no início dos ataques de Israel ao Irã e da subsequente suspensão do espaço aéreo israelense.
O governo israelense arcou com a evacuação das 27 autoridades convidadas, cobrindo seus transportes terrestres até a Jordânia e suas passagens aéreas de retorno para o Brasil em voos comerciais, além de prover hospedagem em Amã até a data de embarque, considerando a disponibilidade de voos operacionais no aeroporto internacional da capital jordaniana.
A operação se tornou possível graças à estreita coordenação mantida diretamente pelo Ministro das Relações Exteriores com seu homójordaniano durante o último fim de semana. As Embaixadas do Brasil em Amã e em Tel Aviv têm prestado apoio ao grupo e acompanhado de perto seus deslocamentos.
O primeiro grupo de autoridades, que atravessou a fronteira de Israel com a Jordânia na segunda-feira e seguiu para a Arábia Saudita para viajar por via aérea privada, chegou ao território brasileiro nesta manhã.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv solicita a todos os brasileiros e brasileiras em Israel que sigam rigorosamente as orientações do Comando da Frente Interna israelense e que permaneçam próximos a abrigos fortificados (âbúnqueresâ ou equivalentes), para onde devem se dirigir imediatamente ao ouvir sirenes ou outros alertas.
É aconselhável que todos os brasileiros e brasileiras em Israel acompanhem atentamente a página da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, em particular a seção de “Alerta Consular”, que será atualizada em caso de novos acontecimentos.
O aviso do Portal Consular, vigente desde o início dos conflitos no Oriente Médio em outubro de 2023, aconselha aos cidadãos brasileiros que não viajem para Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Líbano, Palestina e Síria.
A primeira delegação chegou ao Brasil.
A primeira equipe de autoridades brasileiras que se encontrava em Israel no momento do conflito com o Irã, desembarcou nesta manhã no Brasil. Um grupo de nove brasileiros aterrissou em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e mais três indivíduos retornaram em voo comercial, partindo de Doha, no Qatar, e chegando ao Brasil também nesta quarta-feira pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Na comitiva, estavam presentes o prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena, e o prefeito de Belo Horizonte (MG), Álvaro Damião.
Fonte por: CNN Brasil