Embalagem inteligente muda de cor para indicar deterioração de peixe

Tecnologia inovadora pode mudar a forma de acompanhamento de alimentos.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Uma nova tecnologia, criada por pesquisadores brasileiros, pode revolucionar o monitoramento da qualidade dos alimentos. Trata-se de uma embalagem inteligente que altera sua cor para indicar a deterioração do produto, alertando visualmente sobre sua adequação para o consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inovação foi desenvolvida por cientistas da Embrapa Instrumentação (SP), em colaboração com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) e a Universidade de Illinois, em Chicago (UIC), nos Estados Unidos. O sistema emprega pigmentos naturais derivados do repolho roxo e utiliza a técnica de fiação por sopro em solução para gerar mantas de nanofibras – que respondem a compostos liberados durante a decomposição do alimento.

Em testes laboratoriais, as mantas inteligentes foram utilizadas para acondicionar filés de peixe merluza. Com a embalagem fechada em todo o processo, inicialmente, a embalagem apresentou coloração roxa, indicando que o peixe estava fresco. Após 24 horas, a cor começou a desbotar. Em 48 horas, surgiram tons azul-acinzentados, e ao final de 72 horas, a tonalidade azul confirmou a deterioração do alimento.

LEIA TAMBÉM!

Pesquisadores apontam que o material atua como um sensor visual e pode ser um indicador eficiente da qualidade de peixes e frutos do mar. Contudo, ressaltam a necessidade de mais estudos para confirmar sua eficácia em diversas espécies alimentares.

Espera-se que, no futuro, a tecnologia seja amplamente utilizada na indústria alimentícia, diminuindo o desperdício e elevando a segurança dos consumidores.

Embalagem inteligente altera sua cor para indicar que o peixe passou a ter sua qualidade comprometida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Peixe com aparência repulsiva conquista título de “peixe do ano”.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile