Empreendedores devem estudar cinco temas sobre gestão

Especialista em gestão e negócios aponta temas cruciais para líderes de pequenas empresas que buscam investir em conhecimento teórico.

04/05/2025 7h06

5 min de leitura

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(Imagem de reprodução da internet).

O principal ditado no mundo dos negócios é que o sucesso de uma empresa depende da vocação do seu líder. O tino empreendedor é, de fato, um fator determinante para o desempenho de qualquer negócio, pois a atuação com competência e entusiasmo gera resultados positivos.

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Entretanto, uma gestão bem-sucedida também demanda a prudência de recuar alguns passos para investir em conhecimento técnico.

A falta de fundamentos teóricos expõe pequenas e médias empresas a vulnerabilidades, tornando-as mais sujeitas a oscilações econômicas e estratégicas devido à ausência de planejamento e à incapacidade de adaptação rápida às mudanças de comportamento de consumo e às diversas tendências de mercado.

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Isso gera um ciclo de vida curto para a maioria das empresas no Brasil.

De acordo com dados do IBGE, a maioria das empresas no Brasil falha em operar por mais de cinco anos, com seis em cada dez encerrando suas atividades antes desse período. A complexidade tributária e os encargos financeiros, aliada à falta de conhecimento de conceitos básicos de gestão, são apontados como fatores cruciais nessa alta taxa de mortalidade.

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Conforme Mariane Salvador, líder de novos negócios do Estímulo, fundo de impacto que apoia pequenos empreendedores com recursos financeiros e capacitação, a busca por conhecimento teórico e educação continuada – como cursos de gestão – auxilia na formação de empreendedores mais preparados para lidar com desafios comuns ao universo das PMEs e, assim, reduzir a taxa de mortalidade das empresas brasileiras.

O empreendedor brasileiro enfrenta uma dificuldade clássica no acesso ao crédito. No entanto, ele não depende apenas de apoio financeiro para prosperar. Sem informações sobre gestão, contabilidade e senso de prioridade, o crédito é insuficiente. Ele precisa estar ligado à capacitação e orientação.

Conhecimento técnico: como iniciar

Mariane argumenta que o excesso de informações e a grande oferta de cursos não se adequam sempre às necessidades dos empreendedores. Isso também envolve a seleção da plataforma mais apropriada para essa comunicação.

Assim, a primeira sugestão para iniciar a busca por conhecimento teórico para ampliar o repertório, segundo ela, é selecionar a plataforma adequada para obter informações.

Ela também ressalta a importância da conexão com outros empreendedores em fases semelhantes da jornada para a troca de experiências.

Gestão: cinco temas para estudo na teoria

Para empreendedores iniciantes, é fundamental separar as finanças pessoais da empresa. Essa organização reduz significativamente as chances de erros comuns na gestão financeira.

Para empreendedores à frente de empresas mais maduras – e não apenas em estágio inicial – e líderes com experiência anterior em outros empreendimentos, ela destaca outras quatro temáticas ligadas ao conhecimento gerencial que, se exploradas em profundidade, podem facilitar o dia a dia do controle das PMEs.

São elas:

Cultura e liderança.

A cultura deve ser o fundamento central da empresa, com seus valores e princípios bem definidos e consistentes ao longo de sua evolução. A cultura deve se adaptar à forma de pensar e ao ritmo de crescimento da organização.

Sem ela, as decisões são desconectadas e a pequena empresa perde o contato com suas raízes, afirma Mariane.

Diante disso, cursos relacionados à temática de liderança são essenciais para empreendedores que desejam aprender a disseminar ideias na prática, identificando estratégias para cascatear essa cultura e valores à equipe, independentemente do tamanho e estágio de maturidade da empresa.

Precificação

Compreender a precificação é fundamental para empreendedores, pois afeta diretamente a lucratividade e a viabilidade do negócio. Ao estudar o tema em profundidade, é possível entender o significado de indicadores como margem de lucro, posicionamento de mercado e a percepção de valor do cliente, e como estes influenciam a determinação do preço final de um produto ou serviço.

Tomar decisões mais seguras e assertivas em relação ao preço pode determinar o sucesso de um negócio. Este é um tema muito importante quando falamos em investimento em conhecimento.

Tecnologia

Compreender as diversas plataformas e ferramentas disponíveis pode aumentar a eficiência do negócio. Por isso, cursos sobre o uso dessas ferramentas são recomendados para empreendedores que buscam maior visibilidade da empresa, principalmente na internet, e também produtividade.

Cada ferramenta, quando utilizada adequadamente, pode impulsionar o desenvolvimento da empresa, desde o emprego de inteligência artificial até anúncios pagos em redes sociais. É fundamental compreender como aplicar a tecnologia, a internet e as ferramentas de IA em benefício da organização.

Marketing e vendas

Estudar marketing e vendas, elementos essenciais para o sucesso de qualquer negócio, oferece aos empreendedores uma base teórica importante para compreender o impacto do comportamento do consumidor.

Com essa informação, ele pode identificar as melhores estratégias de divulgação da empresa e definir a linguagem adequada para manter a fidelidade dos clientes. Além disso, os cursos auxiliam no aprendizado de técnicas de vendas que podem contribuir para o aumento da receita.

Investir nesse conhecimento assegura visibilidade, crescimento e resultados consistentes para o negócio.

Aprendizado duradouro

O mercado está em constante atualização, o que justifica a relevância do investimento em aprendizado contínuo, segundo Mariane. “Quando buscamos conhecimentos, alcançamos escala e crescimento da empresa no longo prazo”, afirma.

É importante que o empreendedor esteja interessado, converse com outras pessoas, também de outros nichos, para conhecer tendências do mercado e estar atualizado.

Ela lidera a área de novos negócios do Estímulo, enfatizando a estratégia do fundo em formar parcerias com empresas especializadas, que funcionam como um braço educacional e de capacitação para os empreendedores que recebem apoio financeiro.

Trata-se de parceiros como a Razonet, de contabilidade; Omie, de gestão financeira para PMEs, e Serasa, que oferecem mentorias sobre score de crédito.

Este conteúdo foi produzido pelo Fundo de Impacto Estímulo — que apoia pequenos empreendedores brasileiros com crédito facilitado, capacitação e conexões — em parceria com a CNN. Para saber mais sobre o Estímulo, visite estimulo2020.org.

Por favor, forneça o texto de Maria Clara Dias para que eu possa reescrevê-lo de acordo com as regras.

Fonte: CNN Brasil

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