Empresa alemã revoga políticas de diversidade após pressão de Trump

A SAP cancelará a meta de ter 40% de mulheres entre seus funcionários. A decisão ocorreu após ordem executiva de Donald Trump.

12/05/2025 11h31

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A SAP (Systemanalyse Programmentwicklung) anunciou, no domingo (11.mai.2025), que deixará de implementar diversas políticas de inclusão e diversidade sob pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano). A empresa atende mais de 320 mil empresas em mais de 180 países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A SAP irá extinguir a meta de 40% de mulheres em sua força de trabalho e deixará de aplicar cotas de liderança feminina nos Estados Unidos, conforme revelado em um e-mail interno divulgado pelo jornal Handelsblatt.

Nos escritórios dos Estados Unidos, a empresa ocupa uma posição com 17 mil dos 120 mil funcionários contratados. Em 2024, as receitas nos EUA corresponderam a percentual do total.

Leia também:

A empresa de tecnologia não incluirá mais o gênero como critério para a composição do conselho administrativo. A área de diversidade e inclusão será integrada a outro departamento.

Na sexta-feira (9 de maio), o grupo declarou seu compromisso em desenvolver um ambiente de trabalho inclusivo e em atender integralmente aos requisitos legais em cada país onde atua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pressão sobre Trump

O republicano emitiu uma ordem executiva que impede a implementação de programas de diversidade em contratos com o governo, órgãos federais e no setor privado no primeiro dia de seu mandato, em 20 de janeiro.

A partir de então, Trump instou empresas americanas e europeias a desistirem de políticas de igualdade. Em março, a embaixada dos EUA enviou correspondências para empresas da UE exigindo que comprovassem sua adesão aos decretos. Trump também ameaçou processar empresas nacionais e internacionais que persistissem na implementação dos programas.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.