Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. São Paulo
  3. Empresa assina parcerias para fortalecer o setor de biocombustíveis sustentáveis

Empresa assina parcerias para fortalecer o setor de biocombustíveis sustentáveis

O foco recai sobre o biometano, com novas políticas, e um aplicativo para negócios pode ter potencial para até 20 mil empregos.

Por: Redação ZéNewsAi

18/06/2025 12:39

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Governo de São Paulo anunciou uma série de medidas para acelerar a produção e o uso de biocombustíveis sustentáveis, com foco no biogás e no biometano. Em evento realizado na quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) firmou um acordo com a World Biogas Association (WBA) e lançou um aplicativo que conecta os principais agentes da cadeia produtiva do biometano. A estratégia integra a transição energética do estado e promete impulsionar investimentos, gerar empregos e reduzir emissões.

A colaboração com a WBA contempla a aplicação de políticas públicas, regulamentações e padrões que incentivem a produção de biometano, combustível de menor emissão de carbono e que pode substituir o gás natural em setores industriais e meios de transporte.

A secretária estadual da Semil, Natália Resende, celebrou o lançamento do projeto. “Acordo muito importante para continuarmos acelerando e impulsionando o uso e a produção de biogás. É uma forma de energia sustentável a partir de lixo e do setor sucroenergético. Isso é importante porque estamos fazendo economia circular de verdade. Queremos cada vez mais fomentar e estimular isso no estado de SP”, declarou.

Leia também:

São Paulo Contrata Danielzinho do Mirassol para Gigante Temporada de 2026!

São Paulo Contrata Danielzinho do Mirassol para Gigante Temporada de 2026!

Dinenno se despede do São Paulo e clube mira Libertadores na temporada de 2026!

Dinenno se despede do São Paulo e clube mira Libertadores na temporada de 2026!

São Paulo: Reforma Radical Planejada para 2026 com Saídas de Jogadores Chave!

São Paulo: Reforma Radical Planejada para 2026 com Saídas de Jogadores Chave!

Um outro avanço é o acordo técnico com o WRI Brasil, que possibilitará a criação de um certificado de garantia de origem para o biometano. O objetivo é assegurar a rastreabilidade do combustível e reconhecê-lo como ativo ambiental válido nos inventários de carbono de empresas — o que também pode atrair investimentos e estimular a produção local.

A presidente executiva da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás) considera o aplicativo um ambiente favorável ao desenvolvimento do setor. “Dessa forma, incentivaremos nossos associados a utilizarem o aplicativo. É importante que todos os agentes do mercado se conectem para construirmos, de fato, uma comunidade”, declarou Renata Isfer à CNN.

De acordo com o governo paulista, aproximadamente 80% do potencial de produção de biometano no estado é proveniente do setor sucroenergético, que utiliza a vinhaça, um resíduo da produção de etanol, como matéria-prima. A previsão é alcançar um volume de produção potencial de até 6,4 milhões de metros cúbicos por dia – o que representa quase sete vezes a produção atual.

Uma pesquisa da Fiesp, em colaboração com a Semil, projeta que o setor possa criar até 20 mil empregos diretos, indiretos e induzidos com a expansão da cadeia do biometano. A substituição do diesel por este combustível também poderia evitar até 24,5 milhões de toneladas de CO2 equivalente até 2050, o que representa 16% da meta estadual de descarbonização.

A projeção indica que essa quantidade corresponda a aproximadamente 25% do consumo de diesel no transporte rodoviário pesado do estado de São Paulo. Adicionalmente, em torno de 20% da produção pode ser obtida a partir de aterros sanitários, utilizando a decomposição de resíduos orgânicos.

Aplicativo busca integrar a cadeia produtiva e possibilitar a implementação de novos empreendimentos.

O governo lançou o aplicativo Conecta Biometano SP para consolidar a integração entre produtores, investidores, fornecedores e financiadores da cadeia de biometano. Desenvolvido pela Semil em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP, a plataforma já está disponível gratuitamente para celulares nas lojas Google Play e App Store da Apple.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística informa que 76 empresas já estão cadastradas. Entre elas, a Orizon Valorizações de Resíduos. “Acreditamos que esta ferramenta representará um importante impulso para acelerar iniciativas e fortalecer a transição energética”, afirmou Caroline de Melo Pinheiro Pinho, Gerente de Energia e Biocombustíveis da Orizon.

O aplicativo visa ser um centro digital para que empresas, fornecedores de serviços, instituições financeiras e produtores possam interagir e estabelecer novas parcerias. A plataforma também se destina a municípios interessados em investir em transição energética e iniciativas de economia circular.

Para a secretária Natália Resende, a ferramenta também possui grande potencial. “No aplicativo, todos que participam da cadeia do biometano vão se conectar para fomentarmos ainda mais essa energia limpa”, declarou.

A iniciativa está em consonância com o Plano Estadual de Energia 2050, que estabelece a meta de zerar as emissões líquidas de carbono até meados do século.

A regulamentação do setor também avança: uma resolução conjunta da Semil com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, divulgada em maio, simplificou o licenciamento ambiental de empreendimentos focados na produção de biogás e biometano em áreas rurais. A ação visa aumentar o uso de biodigestores em propriedades agrícolas e agroindústrias, o que também possibilita o aproveitamento de resíduos e a geração de biofertilizantes e créditos de carbono.

O Governo de São Paulo investe neste conjunto de medidas para tornar o estado líder nacional no uso do biometano como solução eficaz para a transição energética. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) indica que o combustível já é utilizado em caminhões com autorização regulatória específica, o que facilita a adoção pela indústria de transportes.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
biometanoenergia limpaenergia sustentávelprodução de biometanotransição energética
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!