Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. São Paulo
  3. Empresa assina parcerias para fortalecer o setor de biocombustíveis sustentáveis

Empresa assina parcerias para fortalecer o setor de biocombustíveis sustentáveis

O foco recai sobre o biometano, com novas políticas, e um aplicativo para negócios pode ter potencial para até 20 mil empregos.

Por: Redação ZéNewsAi

18/06/2025 12:39

5 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Governo de São Paulo anunciou uma série de medidas para acelerar a produção e o uso de biocombustíveis sustentáveis, com foco no biogás e no biometano. Em evento realizado na quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) firmou um acordo com a World Biogas Association (WBA) e lançou um aplicativo que conecta os principais agentes da cadeia produtiva do biometano. A estratégia integra a transição energética do estado e promete impulsionar investimentos, gerar empregos e reduzir emissões.

A colaboração com a WBA contempla a aplicação de políticas públicas, regulamentações e padrões que incentivem a produção de biometano, combustível de menor emissão de carbono e que pode substituir o gás natural em setores industriais e meios de transporte.

A secretária estadual da Semil, Natália Resende, celebrou o lançamento do projeto. “Acordo muito importante para continuarmos acelerando e impulsionando o uso e a produção de biogás. É uma forma de energia sustentável a partir de lixo e do setor sucroenergético. Isso é importante porque estamos fazendo economia circular de verdade. Queremos cada vez mais fomentar e estimular isso no estado de SP”, declarou.

Leia também:

São Paulo: Investigação Revela Saque de R$ 11 Milhões e Denova Crise no Clube!

São Paulo: Investigação Revela Saque de R$ 11 Milhões e Denova Crise no Clube!

São Paulo Contrata Danielzinho do Mirassol para Gigante Temporada de 2026!

São Paulo Contrata Danielzinho do Mirassol para Gigante Temporada de 2026!

Dinenno se despede do São Paulo e clube mira Libertadores na temporada de 2026!

Dinenno se despede do São Paulo e clube mira Libertadores na temporada de 2026!

Um outro avanço é o acordo técnico com o WRI Brasil, que possibilitará a criação de um certificado de garantia de origem para o biometano. O objetivo é assegurar a rastreabilidade do combustível e reconhecê-lo como ativo ambiental válido nos inventários de carbono de empresas — o que também pode atrair investimentos e estimular a produção local.

A presidente executiva da Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás) considera o aplicativo um ambiente favorável ao desenvolvimento do setor. “Dessa forma, incentivaremos nossos associados a utilizarem o aplicativo. É importante que todos os agentes do mercado se conectem para construirmos, de fato, uma comunidade”, declarou Renata Isfer à CNN.

De acordo com o governo paulista, aproximadamente 80% do potencial de produção de biometano no estado é proveniente do setor sucroenergético, que utiliza a vinhaça, um resíduo da produção de etanol, como matéria-prima. A previsão é alcançar um volume de produção potencial de até 6,4 milhões de metros cúbicos por dia – o que representa quase sete vezes a produção atual.

Uma pesquisa da Fiesp, em colaboração com a Semil, projeta que o setor possa criar até 20 mil empregos diretos, indiretos e induzidos com a expansão da cadeia do biometano. A substituição do diesel por este combustível também poderia evitar até 24,5 milhões de toneladas de CO2 equivalente até 2050, o que representa 16% da meta estadual de descarbonização.

A projeção indica que essa quantidade corresponda a aproximadamente 25% do consumo de diesel no transporte rodoviário pesado do estado de São Paulo. Adicionalmente, em torno de 20% da produção pode ser obtida a partir de aterros sanitários, utilizando a decomposição de resíduos orgânicos.

Aplicativo busca integrar a cadeia produtiva e possibilitar a implementação de novos empreendimentos.

O governo lançou o aplicativo Conecta Biometano SP para consolidar a integração entre produtores, investidores, fornecedores e financiadores da cadeia de biometano. Desenvolvido pela Semil em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e a InvestSP, a plataforma já está disponível gratuitamente para celulares nas lojas Google Play e App Store da Apple.

A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística informa que 76 empresas já estão cadastradas. Entre elas, a Orizon Valorizações de Resíduos. “Acreditamos que esta ferramenta representará um importante impulso para acelerar iniciativas e fortalecer a transição energética”, afirmou Caroline de Melo Pinheiro Pinho, Gerente de Energia e Biocombustíveis da Orizon.

O aplicativo visa ser um centro digital para que empresas, fornecedores de serviços, instituições financeiras e produtores possam interagir e estabelecer novas parcerias. A plataforma também se destina a municípios interessados em investir em transição energética e iniciativas de economia circular.

Para a secretária Natália Resende, a ferramenta também possui grande potencial. “No aplicativo, todos que participam da cadeia do biometano vão se conectar para fomentarmos ainda mais essa energia limpa”, declarou.

A iniciativa está em consonância com o Plano Estadual de Energia 2050, que estabelece a meta de zerar as emissões líquidas de carbono até meados do século.

A regulamentação do setor também avança: uma resolução conjunta da Semil com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, divulgada em maio, simplificou o licenciamento ambiental de empreendimentos focados na produção de biogás e biometano em áreas rurais. A ação visa aumentar o uso de biodigestores em propriedades agrícolas e agroindústrias, o que também possibilita o aproveitamento de resíduos e a geração de biofertilizantes e créditos de carbono.

O Governo de São Paulo investe neste conjunto de medidas para tornar o estado líder nacional no uso do biometano como solução eficaz para a transição energética. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) indica que o combustível já é utilizado em caminhões com autorização regulatória específica, o que facilita a adoção pela indústria de transportes.

Fonte por: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
biometanoenergia limpaenergia sustentávelprodução de biometanotransição energética
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Brasil

Brasil em Crise: Aumento Alarmante de Escravidão Infantil e Trabalho Análogo em 2025!

09/01/2026 12:05 | 2 min de leitura

● Eleições 2026: Brasil se prepara com 155 milhões de eleitores e data decisiva!

09/01/2026 12:12 | 1 min de leitura

● Cantareira em Crise: Alerta Máximo na Região Metropolitana de SP em 2026

09/01/2026 12:15 | 2 min de leitura

● INPC Aumenta em 2025: Impacto no Salário Mínimo e Previdência Social!

09/01/2026 13:10 | 1 min de leitura

● Ciclone Extratropical Ameaça Rio Grande do Sul: Alerta de Grande Perigo!

09/01/2026 13:55 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!