A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (24/4) uma operação contra uma empresa consultoria acusada de promover um esquema que orientava clientes a adquirir créditos tributários inexistentes. A fraude resultou em perdas superiores a R$450 milhões, conforme apurado por auditoria da Receita Federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Polícia Federal apurou que o esquema criminoso utilizou uma fintech para movimentar e obscurecer a origem do dinheiro proveniente da venda de créditos falsos.
Em operações financeiras tradicionais, os créditos tributários são um direito de crédito regulamentado pelo governo, representando a obrigação do devedor de quitar um imposto ao titular do crédito.
A aquisição desses créditos é um mecanismo legal que permite a empresas e pessoas físicas obterem compensação tributária, regularizar o pagamento de um imposto.
LEIA TAMBÉM!
Contudo, no esquema criminoso sob investigação pela Polícia Federal, os créditos vendidos pela consultoria eram destinados exclusivamente a favorecer golpistas.
Na quinta-feira seguinte, serão executados dez mandados de busca e apreensão em residências, escritórios dos investigados e na sede da fintech.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As pessoas envolvidas podem ser responsabilizadas por estelionato majorado em face da União e por participação em organização criminosa.
Fonte: Metrópoles