Empresa Líder realiza o primeiro voo de aviação geral com combustível sustentável no Brasil
Óleo de cozinha usado, denominado UCO, foi utilizado na produção de biocombustível.

A Lider Aviação, empresa de aviação executiva, realizou na terça-feira (20) o primeiro voo de uma companhia aérea geral no país com o uso de combustível sustentável de aviação (SAF).
A viagem se realizou no Rio de Janeiro, utilizando um helicóptero que transportava funcionários da empresa de energia Equinor até plataformas marítimas.
A viagem iniciou-se no Aeroporto de Jacarepaguá, na capital do Rio de Janeiro, e utilizou uma mistura que compreendia 10% de SAF e 90% de JET A fóssil, em conformidade com a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Leia também:

Krugman: China deve vencer guerra comercial contra os EUA, diz vencedor do Nobel de Economia

Boletim Focus: mercado ajusta projeção do IPCA de 4,80% para 4,72% em 2025 e mantém 4,28% para 2026

Dubai se destaca como nova opção de investimento imobiliário, aponta especialista
O biocombustível foi produzido a partir do óleo de cozinha usado, denominado UCO (Óleo de Cozinha Usado).
A aeronave modelo S92 recebeu o abastecimento da Vibra, fornecedora exclusiva desse combustível no Brasil, através da BR Aviation, unidade de negócios da empresa responsável pelo abastecimento de aeronaves e atividades relacionadas.
A mistura utilizada no voo pode ser empregada nos motores existentes sem a necessidade de modificações, possibilitando a mudança gradual para o novo sistema de combustível.
Devido à combinação e ao potencial de diminuição de emissões do SAF, foram liberados aproximadamente 9% menos dióxido de carbono (CO2) na operação desta terça-feira. “Estamos dando um passo concreto na direção de uma operação mais sustentável e comprometida com as futuras gerações”, afirma o diretor geral de Operações de Helicópteros da Líder Aviação, Diego Reis.
Com 66 anos de história, a Lider Aviação possui uma frota que ultrapassa as 50 aeronaves, operando em cinco segmentos de negócio: aluguel de aeronaves e gestão de frotas, serviços aeroportuários, comercialização e compra de aeronaves, serviços de manutenção e operações de helicópteros para o setor de petróleo e gás.
Óleo de câmbio automático: troca periódica ou manutenção vitalícia?
Fonte: CNN Brasil
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)