“Encantadora de Tubarões”: novo documentário da Netflix causa controvérsia

A oceanógrafa Ocean Ramsey revela sua dedicação aos tubarões no livro, contudo, a comunidade científica levanta preocupações sobre suas ações.

02/07/2025 17h25

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Netflix está investindo em nossa paixão por tubarões com o novo documentário “Encantadora de Tubarões”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto concentra-se na mergulhadora livre e conservacionista Ocean Ramsey (seu nome verdadeiro), que descreve sua “fascinação e conexão com um dos predadores mais temidos dos oceanos”, conforme a Netflix.

O envolvimento dela com os tubarões, que ela considera seriamente incompreendidos e injustamente difamados, transformou-se no trabalho de sua vida. Mais de 100 milhões de tubarões são mortos anualmente, ameaçando a sobrevivência de uma espécie que é fundamental para um ecossistema marinho equilibrado e crucial para um planeta saudável.

LEIA TAMBÉM:

Ramsey e seu parceiro e videomaker, Juan Oliphant, defendem a segurança dos tubarões e trabalham para melhorar sua imagem, em contraposição à visão de alguns que os considera assustadores e “monstros”.

“Não sou uma pessoa louca”, diz Ramsey em um trailer do projeto enquanto nada próximo a vários tubarões grandes. “Estou extremamente consciente do que eles são capazes.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mais recente documentário, dirigido por James Reed, vencedor do Oscar por “Professor Polvo”, não está isento de controvérsias.

A postura de Ramsey em relação ao ativismo tem gerado críticas de cientistas e do público em geral; os críticos de Ramsey argumentam que ela está expondo a si mesma, outros indivíduos e os tubarões a riscos ao buscar atenção da mídia, conforme noticiado pelo Tudum.

Ramsey defende a proteção dos recifes de coral por meio de suas plataformas de mídia social, que possuem mais de 2 milhões de seguidores, majoritariamente no Instagram.

Assista ao trailer de “Encantadora de Tubarões”.

Cinebiografia e documentário sobre o ambientalista Chico Mendes serão produzidos.

Fonte por: CNN Brasil

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.