Brasil

Enem: 2° dia de prova começa com 3,9 milhões de inscritos no país


Enem: 2° dia de prova começa com 3,9 milhões de inscritos no país
(Foto Reprodução da Internet)

A última fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ocorre em todo o Brasil, neste domingo (12/11). Nesta edição, mais de 3,9 milhões de inscritos tentam realizar o sonho de ingressar em cursos de ensino superior. No Distrito Federal, a movimentação na região de escolas e faculdades onde ocorre aplicação das provas se intensificou no início da tarde.

Na capital da República, 72.982 pessoas estão inscritas para fazer o Enem 2023. Os candidatos encaram o segundo dia do exame para testar os conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias — química, física e biologia —, além de matemática e suas tecnologias.

Continua depois da publicidade

Alerta! O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta vermelho de grande perigo devido a uma onda de calor que ocorrerá até quarta-feira. Fiquem atentos e tomem as precauções necessárias para se proteger do calor intenso.

Os participantes terão um prazo de cinco horas para responder a um total de 90 questões.

Das 90 questões, metade é sobre ciências da natureza e a outra metade é sobre matemática.

Continua depois da publicidade

A publicação do gabarito oficial está marcada para o dia 24 de novembro.

Os resultados serão divulgados em 16 de janeiro de 2024.

Os participantes terão cinco horas para responder a 90 perguntas.

Os candidatos estão enfrentando o segundo dia do exame que avalia seus conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias (incluindo química, física e biologia) e também matemática e suas tecnologias.

Vinícius Schmidt, jornalista do Metrópoles, divulgou as seguintes informações a respeito da pandemia de Covid-19 no Brasil. O número de casos confirmados tem aumentado significativamente nas últimas semanas. As autoridades estão preocupadas com a capacidade do sistema de saúde em lidar com o aumento da demanda. Portanto, é importante que todos sigam as medidas de prevenção, como uso de máscaras, distanciamento social e prática de higiene adequada.

Um dos candidatos é Matheus Oliveira, de 27 anos, que deseja estudar direito. Ele está muito animado para a prova de hoje e chegou cedo para evitar qualquer atraso. Já possui um diploma em administração e encara essa como sua segunda graduação. A prova será realizada na União Pioneira de Integração Social (Upis), localizada na 912 Sul.

Os participantes têm 5 horas para responder a 90 questões, divididas igualmente entre ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial será divulgado em 24 de novembro e os resultados serão publicados em 16 de janeiro de 2024.

No Centro Universitário de Brasília (Ceub), na 907 Norte, os inscritos que não quiseram fazer parte do grupo de atrasados começaram a chegar antes das 12h. “Moro em Ceilândia e preferi me organizar para chegar no momento da abertura dos portões. Fui bem na primeira etapa e acredito que, hoje, será ainda melhor. Estou confiante”, comentou Maria Eduarda Freitas, 17. A adolescente está no 3º ano do ensino médio e pretende cursar medicina.

Horários de funcionamento

Os portões abriram ao meio-dia e fecharam às uma hora da tarde. A distribuição das provas acontece às uma e meia da tarde, no horário de Brasília. Depois das três e meia da tarde, os candidatos podem sair dos locais de prova, mas não podem levar o caderno de questões, que só estará disponível depois das seis horas da tarde. O exame termina às seis e meia da tarde.

No último domingo (5/11), os candidatos fizeram as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

No primeiro dia, discutimos assuntos como a Palestina, desigualdades sociais, machismo e racismo, inclusão e diversidade, preconceito linguístico, ditadura militar, e mudanças climáticas.

No exame, foram mencionadas as obras dos escritores Itamar Vieira Júnior e Conceição Evaristo, além da música “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso.

Os estudantes podem utilizar a nota do exame para se candidatar a vagas em universidades públicas através do Sisu e em faculdades privadas pelo Prouni.

Além disso, as notas podem ser usadas no Fies, para obter descontos em instituições privadas e em universidades internacionais.


🔥 Recomendado para voçê 🔥