Brasil

Enem 2023: alunos de todo o Brasil participam do primeiro dia de exames; confira o calendário


Enem 2023: alunos de todo o Brasil participam do primeiro dia de exames; confira o calendário
(Foto Reprodução da Internet)

Neste domingo (5), os estudantes iniciaram o primeiro dia do Enem, o maior vestibular do Brasil, que permite entrar em universidades tanto do país quanto do exterior. Os portões fecharam ao meio-dia e meia e a prova começou às 13h30.

Neste primeiro dia de exame, os participantes terão 5 horas e 30 minutos para assinalar as questões e para redigir uma redação.

Continua depois da publicidade

No segundo dia, 12 de novembro, os candidatos devem concluir a resolução das questões em 5 horas.

Mais de 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no Enem 2023, segundo o Ministério da Educação (MEC), uma retomada do aumento no número de participantes em relação aos dois últimos anos – 13,1% em relação a 2022, e 14,2% em relação a 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Continua depois da publicidade

Em 2019, o Ministério da Educação (MEC) informou que o Enem teria versões digitais das provas, permitindo que os candidatos escolhessem fazer o exame pela internet. Essa opção foi oferecida pela última vez em 2022 e foi suspensa no ano seguinte. Atualmente, todas as provas do Enem são realizadas de forma presencial.

Hoje foi o meu primeiro dia de prova.

O Enem tem quatro áreas de conhecimento com 45 perguntas de múltipla escolha em cada, mais uma redação.

São 90 perguntas no primeiro dia e 90 perguntas no segundo dia das provas.

No primeiro dia do vestibular, o candidato terá os seguintes temas para estudar: as áreas de conhecimento.

É fundamental seguir o modelo de redação dissertativo argumentativo. Isso significa que o texto pode ser anulado se não estiver de acordo com esse formato. Por exemplo, o candidato não pode escrever um poema ou usar qualquer outro formato que fuja da proposta.

Textos motivacionais de apoio auxiliam o candidato a encontrar argumentos para iniciar a redação em cerca de 30 linhas. Essa redação deve conter uma proposta de intervenção, uma sugestão de solução que respeite os direitos humanos.

Tanto as respostas das questões objetivas quanto o texto da redação devem ser preenchidos com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Hoje foi o segundo dia de prova.

Nessa fase não precisa escrever, apenas responder a 90 perguntas de múltipla escolha – você deve escolher e marcar com uma caneta preta uma das 5 opções para cada pergunta.

As áreas de conhecimento para hoje são:

O que fazer com as notas que eu recebo?

Você pode usar suas notas do Enem para se inscrever no Sisu e ProUni.

O Sisu é usado pelas universidades públicas para selecionar alunos dos seus cursos. Cada curso tem uma nota mínima diferente. Para se inscrever no Sisu, é preciso tirar mais do que zero na redação e não ser treineiro.

O ProUni funciona de modo semelhante ao Sisu, mas é o sistema que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

Se uma pessoa for selecionada em ambos os programas, ela deve escolher apenas um deles. Não é permitido receber a bolsa do ProUni se já estiver matriculada em uma universidade pública.

O candidato também pode escolher o Fies, um programa do governo para ajudar alunos de universidades privadas no Brasil que não podem pagar pelos estudos. Não é necessário ter uma nota mínima para participar. O Fies consiste em um empréstimo feito pelo governo federal.

Depois que terminar o curso pelo Fies, o aluno deve pagar a dívida seguindo certas condições que o governo oferece.


🔥 Recomendado para voçê 🔥