Enem 2023: mais de 4 mil pessoas foram descartadas no primeiro dia de teste
05/11/2023 às 23h48
No primeiro dia do Enem, realizado neste domingo (5/11), mais de 4 mil pessoas foram eliminadas em todo o país. A informação foi divulgada em uma entrevista coletiva do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no domingo à noite.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as eliminações ocorreram por motivos como usar equipamentos eletrônicos, sair antes do horário permitido, usar materiais impressos ou não seguir as orientações dos fiscais.
Já 905 participantes foram afetados por problemas logísticos como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou problemas com abastecimento de água.
De acordo com informações oficiais, a taxa de abstenção no primeiro dia do exame foi de 28,1%. No ano passado, essa mesma taxa foi registrada, com 28,1% dos candidatos ausentes.
As informações foram repassadas pelo ministro Camilo Santana em entrevista coletiva para balanço do primeiro dia de Enem. O estado com maior índice de abstenção foi o Amazonas, com 44% dos inscritos ausentes, seguido pelo Acre (33,2%), Amapá (31,9%) e Goiás (30,9%).
Leia também:
Procon Goiás Alerta Consumidores: Evite Fraudes na Compra de Azeite de Oliva
A data limite para pedir uma seção acessível para as eleições de 2024 é em julho
O TRE-RJ planeja registrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias
A polícia realizou a operação Enem 2023 neste domingo e prendeu 15 pessoas. Durante a ação, foram encontrados cinco celulares usados em fraudes e um ponto eletrônico. A operação foi conduzida pela Diopi, que faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Meu primeiro dia de prova foi nesta semana e já estava bem nervoso antes de começar. A prova tinha muitos textos para ler e analisar, o que me deixava mais ansioso. Mas aos poucos fui fazendo as questões,colocando em prática o que estudei nos últimos dias. Tinha alguns temas que ainda precisava entender melhor, mas me concentrei em fazer o meu melhor e não ficar estressado caso não soubesse algumas respostas. Ao final, senti um misto de cansaço e alívio, mas também uma certa satisfação em saber que dei o meu melhor. Agora, espero ansiosamente pelos resultados finais para o próximo desafio.
No domingo, realizaram-se duas provas: uma de linguagens e outra de ciências humanas. Cada prova tinha 45 questões objetivas, além de uma redação com o tema “Desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres no Brasil”. Na prova de linguagens, os candidatos também tiveram que responder questões de língua estrangeira, podendo escolher entre inglês ou espanhol.
Os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder às questões. Os locais de prova abriram ao meio-dia e fecharam às 13h. As provas começaram às 13h30 e terminaram às 19h no horário de Brasília.
As provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no próximo domingo, 12 de novembro. A divulgação do gabarito do Enem está prevista para 24 de novembro, com resultados oficiais em 16 de janeiro de 2024.
Perfil
Segundo o Inep, a maioria dos inscritos para o Enem são mulheres, correspondendo a 61% do total (2.411.061 pessoas). Já os homens representam 39% (1.522.931 pessoas). A maior parcela dos candidatos já completou o ensino médio, totalizando 48,17%. Em seguida, temos aqueles que estão cursando o terceiro ano em 2023, correspondendo a 35,61%. Os que estão cursando o ensino médio, mas não irão concluir em 2023, representam 15,76%. Por fim, existe um pequeno grupo que não está frequentando nem concluiu o ensino médio, totalizando 0,46%.