Energia nuclear em um minuto: retorno da infraestrutura

Especialistas afirmam que os reatores nucleares apresentam maior adequação às necessidades da transição energética justa e segura.

09/05/2025 20h55

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Poder360, em parceria com o CBIE, divulga novo episódio da série Infra em 1 Minuto. Na 6ª edição (9.mai.2025), Pedro Rodrigues, sócio da consultoria e especialista em óleo e gás, aborda o ressurgimento da energia nuclear após a pandemia de Covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa é publicado semanalmente no canal do Poder360 no YouTube. Inscreva-se e ative as notificações.

No 127º episódio, Pedro Rodrigues afirma que o choque dos preços em 2022 tornou evidente o impacto desses produtos sobre o custo de vida, elevando a pauta da segurança energética ao planejamento nacional. “Nesse contexto, a energia nuclear passa por uma nova onda de investimentos e promessas”, declara.

LEIA TAMBÉM:

O dirigente do CBIE afirma que, considerando a iminência de uma crise climática e os primeiros estágios da 4ª revolução industrial, os reatores nucleares apresentam maior adequação às necessidades de uma transição justa e segura. Ele complementa que, em comparação com outras fontes, a energia nuclear apresenta o menor volume de emissões em seu ciclo de vida e o segundo menor índice de acidentes, ficando atrás apenas da geração fotovoltaica.

A produção de rejeitos radioativos, um dos principais problemas ambientais associados às usinas nucleares, já possui soluções viáveis, enquanto a questão da segurança, uma preocupação frequente no imaginário público, na realidade não é mais que um espantalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mercado também começa a indicar um interesse crescente pela fonte. Na Dinamarca, foi estabelecido um fundo de aproximadamente 350 milhões de euros, destinado exclusivamente à expansão da indústria nuclear e sua cadeia de produção.

Assista.

 

Reparo em um minuto

 

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.