Energia nuclear em um minuto: retorno da infraestrutura
Especialistas afirmam que os reatores nucleares apresentam maior adequação às necessidades da transição energética justa e segura.

O Poder360, em parceria com o CBIE, divulga novo episódio da série Infra em 1 Minuto. Na 6ª edição (9.mai.2025), Pedro Rodrigues, sócio da consultoria e especialista em óleo e gás, aborda o ressurgimento da energia nuclear após a pandemia de Covid-19.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa é publicado semanalmente no canal do Poder360 no YouTube. Inscreva-se e ative as notificações.
No 127º episódio, Pedro Rodrigues afirma que o choque dos preços em 2022 tornou evidente o impacto desses produtos sobre o custo de vida, elevando a pauta da segurança energética ao planejamento nacional. “Nesse contexto, a energia nuclear passa por uma nova onda de investimentos e promessas”, declara.
LEIA TAMBÉM:
● Petrobras atende à última demanda do Ibama na Bacia de Campos
● A China destinará R$ 3 bilhões para projetos de energias renováveis no Piauí
● Aneel defere pedido da Light e adia decisão que poderia aumentar a dívida da distribuidora
O dirigente do CBIE afirma que, considerando a iminência de uma crise climática e os primeiros estágios da 4ª revolução industrial, os reatores nucleares apresentam maior adequação às necessidades de uma transição justa e segura. Ele complementa que, em comparação com outras fontes, a energia nuclear apresenta o menor volume de emissões em seu ciclo de vida e o segundo menor índice de acidentes, ficando atrás apenas da geração fotovoltaica.
A produção de rejeitos radioativos, um dos principais problemas ambientais associados às usinas nucleares, já possui soluções viáveis, enquanto a questão da segurança, uma preocupação frequente no imaginário público, na realidade não é mais que um espantalho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mercado também começa a indicar um interesse crescente pela fonte. Na Dinamarca, foi estabelecido um fundo de aproximadamente 350 milhões de euros, destinado exclusivamente à expansão da indústria nuclear e sua cadeia de produção.
Assista.
Reparo em um minuto
Fonte: Poder 360