Engarrafamentos aumentam 27% em São Paulo. Identificadas áreas com maior incidência de acidentes

A Infosiga contabilizou 1.473 ocorrências de atropelamentos nos primeiros três meses de 2025, em comparação com 1.159 no mesmo período de 2024, na cidade de São Paulo.

02/05/2025 2h26

3 min de leitura

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(Imagem de reprodução da internet).

São Paulo – A capital paulista registrou 1.473 atropelamentos entre janeiro e março, em comparação com 1.159 no mesmo período do ano passado, um aumento de 27%, com média de 16 por dia. Os dados constam em levantamento do Infosiga, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do governo estadual de São Paulo.

O número de mortos em acidentes de trânsito permaneceu em 88 entre janeiro e março, em comparação com 91 no mesmo período de 2024.

Apesar de representarem 12% da população paulistana, idosos com 65 anos ou mais respondem por 35% dos óbitos causados por atropelamentos na cidade. Essa disparidade é ainda mais evidente quando se considera apenas a população masculina nessa faixa etária. Homens, que correspondem a 4,8% da população paulistana com mais de 65 anos, representam 23% das mortes por atropelamento.

Os períodos da tarde (501 casos) e noite (495) apresentaram o maior número de atropelamentos na capital paulista. Horários de intensa circulação de pessoas nas ruas, como entre meio-dia e 13h, e das 18h às 20h, também registram alta incidência de acidentes de trânsito, representando 21% do total.

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Vias

As principais vias da capital paulista, com grande fluxo de pessoas durante o horário comercial, lideram o ranking dos locais com maior número de atropelamentos no primeiro trimestre.

A Avenida Marechal Tito, com seus aproximadamente 7 quilômetros, apresentou o maior número de atropelamentos, totalizando 20 ocorrências entre janeiro e março, conforme informações do Infosiga.

As duas únicas avenidas da região central que aparecem na lista das dez com mais congestionamentos são a do Estado e a Celso Garcia. A última atravessa a zona de comércio popular do Brasil, onde há calçadas estreitas, comércio ambulante e templos religiosos.

A prefeitura e o Detran informam…

A Prefeitura de São Paulo garante maior segurança aos pedestres. Exemplos de ações incluem a criação de Áreas Calmas, Rotas Escolares Seguras, a diminuição do limite de velocidade de 50 km/h para 40 km/h em 24 vias, o aumento do tempo de travessia, a instalação de mais de 9.000 novas faixas de travessia para pedestres, além da implantação de travessias elevadas em locais estratégicos e a criação de minirrotatárias.

A administração municipal implementará o Programa Vias Seguras, com ações específicas para a segurança viária nas avenidas Marechal Tito, Senador Teotônio Vilella, do Estado, Dona Belmira Marin e Estrada de Itapecerica.

Na Marechal Tito, por exemplo, foi realizada a requalificação de toda a sinalização após o recapeamento da via e a fiscalização foi ampliada pela presença de agentes. Há projetos para a implantação de semáforos para pedestres e sinalização de proibição de conversão à direita e à esquerda, conforme o ponto.

A prefeitura informou que o Programa Operacional de Segurança (POS) concentra ações de segurança nas oito vias com maior índice de sinistros. São realizadas intensificação da fiscalização de trânsito, elaboração de projetos de sinalização viária e revisão de programação semafórica para aumentar o tempo de travessia para pedestres.

O Detran ressalta que os dados do Infosiga são consolidados pelo departamento, porém refletem o padrão do trânsito em todo o estado e consideram as responsabilidades de diferentes órgãos em níveis federal, estadual e municipal.

Em São Paulo, em comparação entre março deste ano e março do ano passado, observa-se redução nos óbitos envolvendo bicicleta (-20,9%), pedestre (-14,2%) e automóvel (-1,8%). Na capital, considerando o mesmo período, há queda nas mortes de motociclistas (-14%), ciclistas (-43%), ocupantes de automóvel (-25%) e pedestres (-10%).

Fonte: Metrópoles

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