O treino HIIT tem ganhado popularidade devido à combinação de intervalos curtos de exercícios intensos com períodos de descanso ou atividades de baixa intensidade. Seu propósito é promover a queima calórica e influenciar o condicionamento físico, exigindo um elevado gasto energético do organismo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, Neto Borghi, do Instituto SoulMais, afirma que o HIIT promove a rápida queima de gordura e auxilia na capacidade cardiorrespiratória. Além disso, o treino eleva a frequência cardíaca, mantendo o metabolismo acelerado por mais tempo.
Os benefícios desse efeito, denominado EPOC, são variados. Trata-se do aumento da resistência, da melhora da saúde cardiovascular e da redução da gordura corporal de forma notável.
Assim, a prática é bastante utilizada por aqueles que buscam perder peso, pois aumenta a quantidade de calorias queimadas e potencializa o processo de emagrecimento. O HIIT também contribui para preservar a massa muscular, sendo uma vantagem em relação aos exercícios aeróbicos. Essa dinâmica auxilia na manutenção do metabolismo ativo, fundamental para o controle de peso.
LEIA TAMBÉM!
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Acompanhe a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e esteja sempre informado sobre as novidades do setor!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: Metrópoles