Noticias

Entregas sustentáveis usando rotas inteligentes são propostas por projeto; compreenda


Entregas sustentáveis usando rotas inteligentes são propostas por projeto; compreenda
(Foto Reprodução da Internet)

E se, AO invés de BUSCAR uma encomenda DIRETAMENTE na loja ou RECEBÊ-LA em casa em DATA MARCADA, COM ÚNICO MOT

Estão preocupados com as emissões e a falta de sustentabilidade que envolve as compras online e sua estrutura de entregas os Engenheiros. Propuseram um projeto de rotas inteligentes como solução, o qual avisaria os compradores quando os veículos estivessem se aproximando de suas residências.

Não é que eles teriam sair de suas casas atrás da encomenda, mas, sim, que as entregas fariam parte de trajeto maior, que considera coletas e outros serviços pelo caminho.

Entregas inteligentes, é o termo utilizado para descrever uma forma de entrega de produtos que usa tecnologias avançadas para otimizar o processo. Essas tecnologias podem incluir drones, robôs e veículos autônomos, que são responsáveis por realizar as entregas de forma eficiente e rápida.

Além da automação na entrega, as entregas inteligentes também podem contar com a inteligência artificial para prever e acompanhar a demanda dos usuários, garantindo um serviço mais personalizado e satisfatório.

As entregas inteligentes trazem benefícios tanto para a empresa quanto para o consumidor. Para a empresa, a automação possibilita uma redução nos custos operacionais, aumenta a capacidade de atender um maior número de clientes simultaneamente e diminui o tempo de entrega.

Já para os consumidores, as entregas inteligentes significam uma maior conveniência e agilidade no recebimento dos produtos. É possível por exemplo, receber uma entrega em minutos dentro de um raio delimitado ou agendar um horário específico para receber os produtos.

Com o avanço da tecnologia e o constante desenvolvimento desse setor, as entregas inteligentes se tornaram uma realidade em diversos lugares do mundo e prometem revolucionar a forma como produtos e encomendas são entregues, tornando o processo mais eficiente e integrado às necessidades dos usuários.

O surgimento do projeto foi motivado pela preocupação dos engheiros envolvidos, não apenas com a dinâmica individual de entrega, pois cada uma tem um esquema diferente, mas também com as emissões.

Nova perspectiva para isso foi trazida pelos pesquisadores do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade Koç, na Turquia. Essa não otimiza apenas as emissões da atividade mas também economiza o tempo das empresas.

Trata-se de utilizar veículos inteligentes. Na prática, eles usam os endereços dos clientes que moram em rotas comuns para traçar itinerários de entrega estratégicos;

Logo, notificações são recebidas por clientes em seu celular cada vez que o veículo estivem a caminho. Portanto, é factível entender quando um produto chegará em sua moradia, apesar que isso é parte de uma rota mais ampla, não sendo privativos àquele indivíduo.

A aproximação daquele veículo também pode ser usada para outras coisas, como por exemplo, para devolver um item enviado pela mesma empresa.

Além de economizar tempo e recursos na hora de entrega, os pesquisadores também pensaram em modelos programáveis para aplicar no dia-a-dia e permitir que o programa tome decisões de como prosseguir diante das rotas e das entregas programadas, bem como a necessidade dos clientes.

Ou seja, se ele identificar que um cliente precisa que um item seja coletado, traçará a melhor rota para fazê-lo, de forma que economize tempo e distância em seu trajeto.

No Brasil, isso já existe, todavia, o site Tech Xplore indica que o projeto possui o potencial de propiciar lucro às lojas e estimular um modelo de negócio inovador, onde as rotas funcionem como um circuito autêntico, conforme a opinião dos cientistas.


🔥 Recomendado para voçê 🔥