Erupção de vulcão ocorre após 450 anos em área da Rússia impactada por tremores
O vulcão Kracheninnikov, com mais de 1.800 metros de altura, liberou uma coluna de cinzas que alcançou 6.000 metros.
O vulcão Kracheninnikov, situado na península russa de Kamchatka, teve sua primeira erupção em mais de 450 anos, poucos dias após o terremoto que afetou a mesma região no extremo leste do país, segundo as autoridades. O Kracheninnikov, com mais de 1.800 metros de altitude, lançou uma coluna de cinzas que alcançou 6.000 metros, informou o escritório local do Ministério de Situações de Emergência.
O ministério declarou que a nuvem se estendeu para o leste, em direção ao Oceano Pacífico. As autoridades informaram que não existem áreas povoadas nem grupos de turistas ao longo da trajetória das cinzas.
A Península de Kamchatka, com seus quase 30 vulcões ativos, é uma das regiões sísmicas mais ativas do mundo, situada no encontro das placas tectônicas do Pacífico e da América do Norte. O território, pouco povoado, atrai visitantes interessados em explorar suas paisagens montanhosas e parques naturais, com abundância de ursos e salmões.
Leia também:
Parlamento Francês Debate Proibição de Redes Sociais para Adolescentes em 2026
Trump Interrompe Jornalista com Insulto em Coletiva sobre Epstein
Chanceler Merz critica Belém em discurso no Congresso Alemão do Comércio
De acordo com o Programa Global de Vulcanismo do Instituto Smithsonian, a erupção anterior do Kracheninnikov foi registrada em 1550.
A erupção ocorreu após o vulcão Kliuchevskoi, o maior da região da Eurásia, entrar em erupção na mesma região na quarta-feira. Os fenômenos ocorreram após um dos terremotos mais intensos já registrados, que abalou a região na quarta-feira e provocou alertas de tsunami e ordens de evacuação em todo o Pacífico, do Japão até o Havaí, México, Colômbia ou Equador.
Os maiores prejuízos foram sentidos na Rússia, onde o tsunami atingiu o porto de Severo-Kurilsk e uma área de pesca, de acordo com as autoridades. O terremoto, com magnitude 8,8, foi o mais forte registrado desde 2011, quando um tremor de 9,1 graus sacudiu as costas do Japão e causou um tsunami que resultou em 15.000 mortos.
Com informações da AFP
Publicado por Nótaly Tenório
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)