Erupções Solares de Grande Porte Registradas por Satélites da NASA
Satélites da NASA têm registrado um aumento significativo na atividade solar nas últimas semanas. Durante a última semana, foram detectadas pelo menos cinco erupções solares de grande porte na região ativa AR 4366, uma das áreas mais intensas do ciclo solar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As explosões foram classificadas na categoria X, a mais forte da escala de erupções solares.
As observações incluem erupções X1.0, X8.1, X2.8, X1.6 e uma erupção X1.5, todas registradas na última terça-feira, 3. Cientistas estão monitorando de perto a atividade solar para entender melhor os padrões e prever possíveis impactos.
LEIA TAMBÉM!
Quando os Raios Solares Chegarão à Terra?
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) informou que a erupção X8.1 já está afetando o nosso planeta. O material solar ejetado começou a chegar à Terra na última quinta-feira, 5, e a NOAA prevê que essa influência continue nesta sexta-feira, 6, com impactos de intensidade moderada.
A agência destaca que erupções solares como essa podem causar interrupções em comunicações de rádio, afetar redes elétricas e até mesmo prejudicar sinais de navegação. Além disso, representam riscos para astronautas em missões espaciais.
Possíveis Consequências do Fenômeno Solar
A NASA ressalta que, além dos riscos diretos, a atividade solar intensa pode intensificar a ocorrência de auroras boreais e austrais, proporcionando um espetáculo natural impressionante. O Sol está atualmente no pico de seu ciclo magnético, que dura aproximadamente 11 anos, caracterizado por um aumento na frequência de manchas solares e erupções de alta energia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
