Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Outros
  3. Especialista brasileiro lidera triunfo da AD em Portugal

Especialista brasileiro lidera triunfo da AD em Portugal

A campanha com o lema “deixa o Luís trabalhar” do primeiro-ministro conseguiu superar a crise política que levou à queda do governo.

Por: Redação ZéNewsAi

19/05/2025 7:55

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Apesar de confrontado com uma crise política desde fevereiro, o primeiro-ministro Luíz Montenegro (PSD, centro-direita) observou sua coligação AD (Aliança Democrática, PSD e CDS-PP, centro-direita) obter a vitória nas eleições em Portugal no domingo (18.mai.2025).

O paradoxo é que o primeiro-ministro enfrentou uma crise de popularidade, mas seu governo mantinha uma alta taxa de aprovação, afirmou o brasileiro Sérgio Guerra, marqueteiro na campanha de Montenegro na 2ª eleição, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Além de Portugal, o publicitário atua no Brasil, em Angola e Cabo Verde.

A crise de popularidade a que Guerra se refere é a razão pela qual o país antecipou as eleições após somente 11 meses de governo.

Leia também:

Parlamento Europeu Ataca Acordo Mercosul ao TJUE – Críticas e Suspensão!

Parlamento Europeu Ataca Acordo Mercosul ao TJUE – Críticas e Suspensão!

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

Trump Ameaça com Groenlândia: Tarifas e Reivindicação Territorial Urgem EUA!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

AGU Cria Equipe Especial para Investigar Crise Energética em SP!

O primeiro-ministro viu rejeitada uma moção de confiança na Assembleia da República após a imprensa portuguesa revelar que a empresa fundada por ele em 2021, a Spinumviva, contava com clientes como a Solverde, controladora de cassinos, que dependem de contratos de concessão com o governo.

A oposição investigou anteriormente e durante a campanha o possível conflito de interesses entre a empresa e o cargo do primeiro-ministro, contudo, isso não pareceu influenciar a decisão dos eleitores, confirmando as projeções das pesquisas. Um levantamento da Universidade Católica, divulgado dois dias antes do pleito, indicou que 29% dos entrevistados consideravam o caso Spinumviva “irrelevante”.

Com uma campanha marcada pelo slogan “deixa o Luís trabalhar”, que ressoava com a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2006, a AD obteve 9 cadeiras a mais em relação ao ano anterior, atingindo, até o momento, 86 assentos.

O jingle apresenta duas características: é popular e personalista. Popular devido à música, que tem um caráter repetitivo. Personalista por usar o nome “Luís”, que aproxima o primeiro-ministro do público, afirmou Guerra ao jornal, acrescentando que o slogan surgiu no início das reuniões com a equipe de comunicação.

Segundo a Folha de S. Paulo, o compositor do hino da campanha também é brasileiro, o baiano Periandro Cordeiro Nogueira, o Péri, que já compôs músicas para a campanha de Lula em 2002.

Esquerda cai, direita avança.

Com os 4 círculos da Europa e Fora da Europa – os votos dos portugueses no exterior – ainda a definir, os resultados das eleições em Portugal apontam para o 3º pior desempenho histórico do PS (Partido Socialista, centro-esquerda), que garantiu a eleição de 58 dos 226 deputados do Parlamento.

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, apresentou sua renúncia no discurso de derrota. O deputado eleito declarou que o partido realizaria eleições internas, nas quais não seria candidato. “São tempos difíceis e desafiadores para a esquerda e para o Partido Socialista”, afirmou na noite de domingo (18.mai).

Após declarar que o PS não deve apoiar um governo de Montenegro, Pedro Nuno lamentou o aumento da “extrema-direita, mais violenta e mais mentirosa”.

O Chega, partido de direita radical liderado por André Ventura, alcançou até o momento o mesmo número de 58 deputados que o PS. As projeções indicam que deve se consolidar como a segunda principal força política do país. Houve também um leve crescimento da IL (Iniciativa Liberal), que passou de 8 para 9 deputados.

Outra derrota noturna foi a do Bloco de Esquerda. Com Mariana Mortágua à cabeça, o partido, que contava com cinco deputados na última legislatura, obteve apenas uma cadeira neste ano. O Livre (centro-esquerda), liderado por Rui Tavares, aumentou sua representação, elegeu seis deputados, dois a mais do que na eleição anterior. A CDU, coligação do PCP (Partido Comunista Português) e do PEV (Partido Ecologista “Os Verdes”), perdeu um deputado e assegurou três assentos. Por fim, o PAN (Pessoas-Animais-Natureza, centro-esquerda) manteve sua única deputada.

.

Fonte: Poder 360

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
ADcrise políticadireita Portugalesquerda PortugalLuiz MontenegroPSDSolverdeSpinumviva
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

TV e Cinema

“Pecadores” Lidera a Corrida ao Oscar com Recorde de Indicações e Surpresas!

22/01/2026 14:13 | 1 min de leitura

● Lula em Crise: Desconfiança Jovem Atinge Nível Alarmante e Ameaça Futuro do Governo!

22/01/2026 10:55 | 2 min de leitura

● Vídeos Revolucionam a Comunicação Corporativa: Novo Curso de IA Gratuito!

22/01/2026 14:17 | 2 min de leitura

● Trump Intensifica Pressão na Groenlândia: EUA Quer Bases e Retaliação à OTAN

22/01/2026 11:12 | 1 min de leitura

● "Patinando no Amor": Triângulo Amoroso e Família em Nova Série da Netflix!

22/01/2026 14:23 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!