Se você gosta de música ou é fã da cantora Taylor Swift, provavelmente já ouviu falar sobre o impacto que ela está causando ultimamente. Taylor Swift tem shows lotados em todo o mundo e seus shows também são exibidos nos cinemas. É provável que você já tenha encontrado algum fã dela por aí ou talvez até seja um fã. De acordo com especialistas em saúde mental, esse fenômeno pode ter muitos benefícios na vida das pessoas.
A Universidade do Kansas, nos EUA, oferece um curso chamado “A Sociologia de Taylor Swift”. Em uma pesquisa com cerca de 2 mil jovens entre 12 e 25 anos, foi constatado que 80% deles acreditam que a música e eventos ao vivo têm um efeito positivo no humor e no bem-estar. Quando questionados sobre quais artistas são mais responsáveis por isso, Taylor Swift ficou em primeiro lugar, com 32%.
Shows são excelente forma de promover o bem-estar
Por meio da música e do entretenimento simultâneo, eles proporcionam uma experiência agradável e única que leva as pessoas a sentirem felicidade, relaxamento e positividade. A atmosfera e a energia de um show podem ajudar a aliviar o estresse, distrair a mente de problemas cotidianos e deixar as preocupações de lado, pelo menos por algumas horas. Shows também promovem a conexão com outras pessoas, pois todos compartilham o momento e vibram juntos ao som das músicas. Além disso, assistir a um show pode ter um efeito “catártico”, permitindo a liberação de emoções e sentimentos acumulados.
De acordo com Luciana Inocêncio, psicóloga e psicanalista, ir a shows ao vivo pode trazer muitos sentimentos bons que impactam diretamente nossa saúde emocional e psicológica. A música nos proporciona momentos afetivos e a oportunidade de ver nosso ídolo ao vivo é como sair da imaginação e se tornar real. Isso gera uma sensação intensa de felicidade, empolgação, realização e bem-estar, especialmente para os fãs. Esses são alguns dos benefícios de participar de um show ao vivo.
Fábio Borba, psicólogo social, explica ainda que shows podem gerar o sentimento de pertencimento e conexão com social, gerando uma atmosfera de pertencimento que fortalece ainda mais habilidades com laços sociais e emocionais.
O profissional diz que ser fã de um artista é algo bom para a saúde mental. Isso acontece porque ser fã cria um sentimento de pertencimento a uma comunidade, o que ajuda a reduzir o estresse e traz felicidade e entusiasmo. Além disso, o apoio e a conexão com outros fãs criam um ambiente de suporte emocional, onde as pessoas compartilham interesses e experiências em comum.
As composições de Taylor como um bônus à saúde mental
Taylor Swift foi escolhida na pesquisa como a artista principal que pode causar um impacto positivo nas emoções. Suas composições são um dos principais motivos para isso.
“As músicas da Taylor falam muito sobre se sentir poderoso, confiante e amar a si mesmo. Ela aborda muito a ideia de buscar e alcançar nossos objetivos, o que ajuda as pessoas a se sentirem encorajadas quando ouvem suas músicas. Além disso, é positivo como ela incentiva as pessoas a expressarem seus sentimentos, assim como ela faz em suas próprias canções. Isso ajuda a quebrar a dificuldade que muitas pessoas têm em falar sobre o que estão sentindo”, explica Luciana Inocêncio.
Fábio Borba ainda explica o motivo pelo qual das canções de Taylor serem tão particulares e terem conseguido conquistar tantas pessoas pelo mundo.
“As letras das músicas muitas vezes refletem experiências com as quais as pessoas podem se identificar, proporcionando um senso de compreensão, consolo e identificação. A capacidade dos artistas de transmitir emoções através de suas músicas ajuda a criar uma ligação profunda entre suas canções e os ouvintes, o que pode ser reconfortante e inspirador para muitos. Esse é provavelmente um dos maiores trunfos de Taylor em relação aos demais”, diz Fábio Borba.